Banner
Bastou a divulgação da última nota que garantiu o título ao Piratão para recomeçar o carnaval na pista | LIESAP
Cultura

Piratas da Batucada e Emissários da Cegonha são as campeãs do Carnaval

Júnior Nery e Adryany Magallhães (D1 Comunicações)
Estácio mobile
.
Com enredo “viagem à Terra do Nunca”, a Associação Recreativa Escola de Samba (A.R.E.S.) Piratas da Batucada é bicampeã do carnaval 2020, pelo grupo especial, com 269,4 pontos. Das escolas de acesso, a vencedora foi a Associação Recreativa Escola de Samba (G.R.E.S.) Emissários da Cegonha, com 268 pontos e, em 2021, desfilará pelo grupo especial. Este ano não houve rebaixamento. As agremiações receberam troféus e premiação em dinheiro: R$ 8 mil para a campeã do grupo especial e R$ 4 mil para a de acesso.
O segundo e terceiro lugares do grupo de acesso foram conquistados pela Império da Zona Norte e Império do Povo, respectivamente. No grupo especial, a segunda classificada foi Maracatu da Favela, e o terceiro, Piratas Estilizados. todas receberam troféus. Cinco escolas impetraram recursos pedindo anulação de penalidades. A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesap) julgou nulo todos os processos de punições.
A apuração ocorreu com tranquilidade, nesta Quarta-feira de Cinzas, 26, na mesma estrutura que comportou os desfiles deste ano, na Rua Victa Mota, no Complexo Marco Zero. Todas as dez agremiações associadas à Liesap participaram do evento, colocando o Carnaval do Meio do Mundo de volta ao calendário oficial da cultural amapaense. 
Para a presidente da Liesap, Lizete Jardim, a volta do Carnaval do Meio do Mundo, apesar dos poucos recursos e pequenos contratempos, o evento foi um sucesso. “Depois de quatro anos sem desfiles, esse retorno manteve o brilho e o glamour de sempre. Esperamos que a partir de 2021, essa grande festa se mantenha firme e que seja realizada todos os anos. As escolas estão de parabéns pelo espetáculo que apresentaram”, comemorou a presidente da Liesap.
 
Piratas da Batucada
Na concepção do carnavalesco da Piratas da Batucada, a escola propunha fazer uma viagem insólita para dentro de nós mesmos, na busca de despertar a criança que se esconde no interior de cada um. E, como um devaneio, libertar a mente do folião para a criação de um mundo especial, como os personagens do clássico da literatura infantil “Peter Pan”. Assim, a agremiação acreditava que cada um gostaria de viver na eterna “Terra do Nunca”, onde o impossível nunca é demais e sempre haverá alegria.
 
Piratas da Batucada é presidida por Marcelo Zona Sul e tem como diretor de carnaval Izauro Antônio Silva dos Santos. A agremiação levou para a avenida cerca de mil brincantes, três carros alegóricos e 150 ritmistas. Para Marcelo Zona Sul, o título foi resultado de um grande esforço conjunto da diretoria e comunidade. “Isso é reflexo de um grande investimento que nossa escola fez este ano, nos possibilitando uma apresentação fiel ao projeto do Alexandre Louzada, responsável pela concepção do nosso enredo”, disse o presidente em sua rede social depois da apuração.
 
Emissários da Cegonha
Mesmo sob a forte chuva que caiu no primeiro dia de desfile, a Ave Sagrada do GRES Emissários da Cegonha alçou vôo rumo ao mundo das perguntas e dos questionamentos sobre dinheiro e felicidade, levando para a passarela do samba o enredo “Teu faz-me rir, traz ou não felicidade?”.
No ano que vem, a nação emissariana disputará o título pelo grupo especial. Em 2020, apresentou um desfile dividido em oito alas, uma alegoria, intitulada “A cara da riqueza, seus talismãs e o amor”, e cerca de 800 brincantes. 
No dia do desfile, Marquinho Inova, da Emissários da Cegonha, emocionado, agradeceu as autoridades pelo resgate do carnaval. “Esse é recomeço de uma festa que nunca mais deve acabar. Além de fomentar a alegria ao nosso povo, ele (o carnaval) abre uma série de oportunidades para o fortalecimento do emprego, cultura e economia local”, considerou.
 
Classificação Geral
Grupo de Acesso:
1º – GRES Emissários da Cegonha – 268 pontos.
2ª – E.M.S.I. Império da Zona Norte – 267 pontos (desempate pela nota de samba-enredo).
3ª – A.R.E.S. Império do Povo – 267 pontos. 
4ª – A.C.E.S. Cidade de Macapá – 265 pontos.
 
Grupo Especial:
1ª – A.R.C. Piratas da Batucada – 269,4 pontos
2ª – GRES Maracatu da Favela – 268,4 pontos
3ª – GRES Piratas Estilizados – 268,2 pontos
4ª U.S. Boêmios do Laguinho – 268,1 
5º G.R.C.A.S. Unidos do Buritizal – 267,8 pontos 
6ª – A.R.E.S. Solidariedade – 265 pontos
Festa
Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile