Banner
Opinião

Notas da coluna ARGUMENTOS, sábado, dia 29 de fevereiro de 2020.

Saúde

Estácio mobile

Ex guarda da SUCAM denuncia efeito da contaminação pelo veneno DDT. Cairo Trindade concedeu entrevista contundente no rádio, denunciando como o Brasil demorou para se livrar dos produtos responsáveis por encurtar a vida de quem os manipulou.

Mortes

Em entrevista à rádio Diário FM (90,9), ele disse que a negligência com que o país tratou o caso, muitos profissionais estão morrendo em consequência do envenenamento provocado pela exposição ao produto.

Veneno

Ele explicou que países mais desenvolvidos, como a Austrália e toda a Europa, baniram o uso do DDT ainda em 1974, os Estados Unidos em 1976, mas o Brasil fez uso da substância até 2009.

Idades

A legião de ex guardas já registrou 343 óbitos, com 250 deles com menos de 50 anos. “Hoje a expectativa de vida média do brasileiro é de 75 anos, a do guarda de endemias é de apenas 58 anos”, disse ele.

Reparação

Tramita no Congresso Nacional, duas PECs (proposta de emenda constitucional) que podem beneficiar os ex agentes com uma indenização por reparação à saúde e outra ofertando tratamento de saúde a eles.

Educação

O governador Waldez foi pessoalmente ao trabalho de acolhida aos novos alunos da rede estadual de ensino ontem. Disse que todos têm esse compromisso de recepcionar os alunos e pais. “Desejamos um bom ano de estudos e reafirmamos nosso compromisso com os investimentos na Educação”, declarou.

Aulas

O Governo do Estado abriu o ano letivo nas escolas estaduais com uma solenidade no Colégio Amapaense, no Centro de Macapá. São atendidos 120 mil estudantes da Educação Básica em 2020. Mais de 80% das escolas estaduais começaram ontem o período de aulas normais. Outras em março e abril.

Evento

A programação teve espaço à homenagens aos servidores da educação pública amapaense. Ex-estudantes do modelo de ensino em tempo integral também participaram da cerimônia com depoimentos de histórias de superação. Uma das homenageadas a ex-secretária de Educação, Albertina Guedes da Silva.

Exemplo

Albertina fez 74 anos ontem e recebeu certificado de reconhecimento ao trabalho dedicado à educação, nota assessora técnica. Para a secretária Goreth Sousa, o reconhecimento em um momento de volta às aulas é fundamental para incentivar os profissionais e alunos.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile