Banner
Opinião

Notas da coluna ARGUMENTOS, sexta-feira, dia 04 de setembro de 2020.

Um alento

Estácio mobile

Depois de muita articulação política, o GEA conseguiu a autorização necessária para lançar mais uma edição do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), que possibilita aos empreendedores amapaenses de pequeno, médio e grande porte, o parcelamento de débitos fiscais com o ICMS, com redução de juros e multas.

Os prazos

Josenildo Abrantes, que é vice-presidente do Confaz, diz que poderão ingressar no programa as empresas com débitos gerados até 31 de julho de 2020, constituídos ou não, inscritos ou não, em dívida ativa, inclusive ajuizados. A adesão ao Refis inicia logo depois que o Confaz publicar o acordo no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer até o fim de semana.

Verticalização

A paisagem urbana de Macapá está mudando com a chegada de novos edifícios de 70, 80 metros de altura. Trata-se de um mercado em franca expansão e que promete ser um dos protagonistas do processo de retomada econômica do estado e da cidade. Para o alto e avante, como dizia aquele velho bordão de desenhos animados.

Um conceito

O pré-candidato a prefeito de Macapá Rubem Bemerguy, que cultiva flores em casa, disse que a construção de uma capital mais democrática, que pense em todas as pessoas, sem distinção, deveria implantar um modelo de “cidade jardim”, bem cuidada, em que o cidadão trate as ruas como extensão da sua casa, é um norte para nossa política.

Reação a Ruben

Rubem Bemerguy, entretanto, deverá ser interpelado judicialmente pela direção do SETAP, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá. Em nota, a entidade considerou ofensivas e levianas as declarações dele, que teria declarado em redes considerar “uma máfia” a relação do setor com o poder público municipal. Empresários dizem também apoiar a realização de licitação para as linhas.

Lenta retomada

A oferta de voos domésticos, na última semana de setembro, deverá alcançar uma média diária de 980 voos. O número representa pouco mais de 40% da quantidade prevista antes do início da pandemia pela ANAC.

Rapidinhas

SAÚDE – Governador Waldez anuncia um plano de obras do Hospital Estadual de Santana. São investimentos nas duas frentes de trabalho que irão retomar as atividades e modernizar a estrutura do hospital estadual será de mais de R$ 25 milhões.

POLÍTICA – O senador Lucas Barreto (PSD) atua no combate à pandemia, mas não abandona as demandas do dia a dia. Na votação de propostas para o novo código de trânsito, atendeu a uma demanda dos jipeiros do Amapá, uma reivindicação nacional.

TRÂNSITO – A medida em questão reconhece os adeptos do esporte “off-road” ou fora-de-estrada, que exige a aplicação de acessórios especiais, mas que atualmente impedem que os veículos possam trafegar em vias urbanas.

CULTURA Secretário Evandro Milhomen, da Secult, segue com o cadastro cultural aberto para artistas, grupos, bandas, coletivos culturais, profissionais de arte e cultura e trabalhadores da cultura em geral.

VERBA – Esse cadastro é o que dá direito a receber o auxílio previsto na Lei Aldir Blanc, criada para atender o setor cultural durante a pandemia de Covid-19.

LIVROS – Você sabe que o primeiro escritor foi na verdade uma escritora? Veja no artigo: “Como ser escritor quando não se é escritor?” em nosso Blog (www.cleberbarbosa.net)

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile