Banner
Opinião

Notas da coluna ARGUMENTOS, sábado, dia 29 de maio de 2021.

Assistência

Vacina Amapá – 2 dose

O governador Waldez se desdobra com sua equipe para a ajuda do estado às vítimas da elevação das águas do Rio Jari. As ações nos municípios de Laranjal e Vitória do Jari, segundo ele, são no local e também na capital, para garantir o abastecimento da balsa que irá levar 5.628 mil cestas de alimentos para as famílias afetadas pelas enchentes.

Vale ouro

Açaí já movimenta R$ 3 bilhões na economia da Amazônia, segundo levantamento feito pela Embrapa,que faz parte do Comitê Municipal da Cadeia Produtiva do Açaí de Macapá. Formado para tratar de assuntos referentes à produção, consumo, venda e exportação deste produto que movimenta uma parte significativa da economia do estado do Amapá.

Petróleo

Davi Alcolumbre esteve reunido com o presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna, no Rio de Janeiro. Na pauta, o plano estratégico e as perspectivas da companhia para a chamada “Margem Equatorial”, uma nova fronteira exploratória de petróleo, entre Amapá e Rio Grande do Norte.

Vacinação

Com a vacina Oxford/AstraZeneca, Macapá já aplica a 1ª dose em profissionais da educação de 33 a 35 anos que atuam em Macapá em creches, Ensino Infantil, Fundamental 1 e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para Ensino Fundamental. Também serão atendidos profissionais da saúde em tempo hábil para recebimento da segunda dose (D2) da vacina.

Infância

Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância da Região Norte, a deputada federal Aline Gurgel, junto com a titular da Secretaria Nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia, apresentou em Brasília, a agenda positiva 2021/2022 de fortalecimento da Primeira Infância no Amapá para a presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, Dra. Ivana Cei, do Amapá.

Ajuda ao Vale do Jari

Em viagem ao sul do Amapá, a deputada federal Leda Sadala fez o anúncio do aporte no valor de R$ 120 mil para ajudar o Conselho Tutelar do município de Vitória do Jari. Com origens na região, empenha na assistência por lá.

As últimas

PESQUISA – A exploração de petróleo e gás deve se tornar uma realidade no Amapá, que possui uma área rica. O planejamento da Petrobras é de que, até o quarto trimestre de 2022, três perfurações sejam feitas. Na foz do Amazonas, na costa do Pará e na costa do Maranhão. Para Alcolumbre, isso abre uma janela de investimento fantástica e será um grande vetor de desenvolvimento para o Amapá. O estado tem regiões com potencial para servir de base de apoio para o setor. Exemplo disso é o porto de Santana, já que os suprimentos precisam ser transportados pelas vias fluvial ou marítima. Havendo um planejamento adequado, o Amapá tem tudo para ser um importante centro logístico.

CRÉDITO – Outra boa notícia para o setor produtivo foi o fato do Banco da Amazônia (BASA) ter reundo esta semana, com as Secretarias estaduais de Meio Ambiente (SEMA), de Planejamento e de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá para definir ações que impulsionam a aplicação do crédito rural no Estado.
O Amapá foi escolhido como Estado piloto para iniciar o processo de Análise Dinamizada do CAR (Cadastro Ambiental Rural) por meio de tecnologia, desenvolvida pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), que possibilita a agilidade na análise do processo de regularização ambiental dos produtores do Estado.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile