Banner
Opinião

Notas da coluna ARGUMENTOS, quinta-feira, dia 11 de março de 2021.

Testagem

Vacina Amapá – 2 dose

O Amapá vai utilizar teste rápido de antígeno para agilizar diagnósticos do novo Coronavírus. Os testes têm maior taxa de eficiência e resultado em até 30 minutos e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) fez a doação de 20 mil testes que serão distribuídos aos municípios. Eles diagnosticam a infecção por coronavírus (Sars-Cov-2).

Indígenas

Oficiais generais das três Forças Armadas, reunidos no chamado Comando Conjunto Norte, que é formado pelo Comando Militar do Norte, 4º Distrito Naval e Ala 9, planejaram e executaram a logística de distribuição e aplicação de 120 doses de vacina contra a COVID-19 para a aldeia indígena Yuyrareta, localizada no centro-oeste do Amapá.

Saneamento

O governador Waldez participou do evento “Saneamento – Desafio da Infraestrutura no Brasil”, promovido pelo Banco Santander. A programação foi transmitida pelo YouTube, ocasião em que ele destacou que o Amapá já iniciou a implantação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Saneamento Básico.

Logística

A coluna apurou que para a distribuição das doses na localidade, que pertence à terra indígena Waiãpi, foram empregadas a aeronave UH-15 da Marinha do Brasil e meios operacionais da 22ª Brigada de Infantaria de Selva. Todos os militares que trabalharam nessa missão foram testados negativamente para a COVID-19.

China

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reconheceu a importância da parceria comercial entre Brasil e China e pediu ajuda ao governo chinês para a superação da pandemia de Covid-19. Lira se reuniu com o embaixador chinês, Yang Wanming, por videoconferência e divulgou carta em que reafirma a parceria entre os dois países. Defendeu a vacinação em massa da população brasileira.

Vacina e faixa etária

Em Macapá, idosos a partir de 75 anos estão sendo vacinados na quadra da Igreja Jesus de Nazaré. A expectativa dos técnicos é que durante toda esta semana sejam vacinados cerca de 500 idosos entre 75 e 79 anos de idade.

AS ÚLTIMAS

VACINAÇÃO – De acordo com o cronograma de imunização definido pelo estado, na segunda, 8, foram atendidos idosos de 79 anos para cima. Na terça-feira, 9, estão sendo vacinados idosos de 78 anos em diante, e assim sucessivamente até a sexta feira, 12, quando acontece o atendimento aos idosos de 75 anos ou mais. O imunizante que está sendo ministrado é a CoronaVac.
Para ser vacinado é necessário ter em mãos documento oficial com foto, comprovante de residência e cartão de vacina.
Na última segunda-feira foram vacinados 61 idosos de 79 anos ou mais. A expectativa dos técnicos é vacinar em média 100 pessoas em um único dia.

RELIGIÃO – O Amapá ocupa a classificação de risco alto para infecção por covid-19 e, por isso, o Governo do Estado adotou novas medidas de proteção à vida, que foram discutidas nesta terça-feira, 9, pelo governador Waldez Góes e representantes de igrejas evangélicas.
Encontro entre o chefe do executivo estadual e líderes religiosos aconteceu no Palácio do Setentrião.
As atividades religiosas tornaram-se essenciais após o chefe do Executivo instituir a lei reconhecendo a importância do papel da igreja para o enfretamento à pandemia – com cultos seguindo as medidas de prevenção, como uso de máscara e distanciamento.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile