Banner
Opinião

Notas da coluna ARGUMENTOS, domingo, dia 1º de setembro de 2019.

Aviação
O Brasil já atraiu 5 aéreas estrangeiras de baixo custo a operarem no país, mas a decisão sobre cobrança por bagagem pode frear avanço. Duas já operam: a norueguesa Norwegian Air, do Rio para Londres, e a chilena Sky Airlines, de Santiago para quatro capitais.

GOVE  mobile

Bagagem
Para especialistas e técnicos do governo, porém, o Brasil corre o risco de sair da rota deste tipo de companhia aérea, caso o Congresso decida que o brasileiro não deve pagar para despachar bagagem.

Mídia
Dois personagens da política amapaense estão se revezando em aparições na mídia nacional. Primeiro foi Davi, lógico, por presidir o Senado. Agora é Waldez, que lidera consórcio dos estados da Amazônia.

Humor
Aliás, nas redes sociais, vários memes ironizam a pauta das queimadas na Amazônia. A programação da Rede Globo tem direito a Bom dia queimado, Queimar você, Incêndio com Fátima Bernardes, entre outros.

Violência
Como parte da campanha “Em Defesa Delas”, a Defensoria Pública do Estado, em parceria com as entidades de classe realizam neste sábado um mutirão para atendimentos jurídicos no município de Santana.

Sumiu

Dá uma olhada nessa foto e veja se consegue sentir a falta de alguma coisa. Sim, estamos falando do velho aeroporto de Macapá, cujo terminal de passageiros foi demolido para dar lugar a mais uma área de manobra de aeronaves no novo e moderno aeródromo. As obras agora são para a fundação e concretagem da nova pista.

Reforma
Davi Alcolumbre recebeu do senador Tasso Jereissati, relator da Reforma da Previdência, o texto que será apreciado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). No dia seguinte já foi feita a leitura da matéria no colegiado. A votação ficou para a próxima quarta-feira, dia 4/9.

Senado
Com o propósito de incluir estados e municípios na Reforma, Jereissati sugeriu a apresentação de uma PEC Paralela para regulamentar o tema e que terá tramitação independente. A intenção é permitir a aprovação do texto principal já apreciado na Câmara dos Deputados na forma da PEC 6 sem prejuízo das mudanças.

Rito
Em busca de um consenso que garanta a votação da PEC Paralela nas duas Casas do Congresso Nacional ainda neste ano, Davi, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (Democratas-RJ); e o senador tucano conversaram, na quinta-feira e discutiram os detalhes da proposta. É esperar.

 

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile