Banner
Bibliotecários, assim como muitos outros profissionais, tiveram que se adaptar à nova realidade | Divulgação
Cultura

Hoje é dia do bibliotecário e entidade de classe propõe reflexões

Da Redação

Estácio mobile

Neste dia 12 é celebrado o Dia do Bibliotecário. Confira a mensagem do presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda, que em nome da 18ª Gestão do Conselho Federal de Biblioteconomia tem a honra de parabenizá-los pelo Dia 12 de Março. Confira a íntegra da manifestação do dirigente:

“Nossos sentimentos pela perda de colegas bibliotecários e nossa solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho dos bibliotecários que perderam a vida para a Covid-19.

A sociedade brasileira tem enfrentado tempos de adversidades intelectuais, emocionais, econômicas, sociais, sanitárias e éticas. Temos enfrentado verdadeiros dilemas e crises que nos remetem a muitas reflexões que nos mobilizam ao replanejamento, redimensionamento e desenvolvimento de nosso fazer profissional na vivência desse ano atípico de Pandemia do Coronavírus.

Em decorrência do distanciamento social causado pela pandemia de Covid-19, os bibliotecários, assim como muitos outros profissionais no mundo todo, tiveram que se adaptar a uma nova realidade, criando uma nova modalidade de trabalho, aprendendo a utilizar novos suportes, com a diversidade de ferramentas tecnológicas voltadas para o ambiente on line.

Os bibliotecários e os técnicos têm trabalhado de maneira significativa para fomentar e contribuir para o desenvolvimento das pessoas, da educação, da ciência e da cultura por meio da inovação social, cultural e tecnológica.

Nossa profissão deve ser praticada com respeito à dignidade do ser humano e à ética, à pluralidade de pensamento e à diversidade. Os bibliotecários, as bibliotecas, as tecnologias e a leitura conectam as pessoas, a informação e o conhecimento no mundo, provocando as devidas transformações sociais, culturais, econômicas e educacionais.

Ao respeitar as pessoas independente de sexo, gênero, raça, faixa etária, classe social, profissão, religião, nação, língua e cultura a Biblioteconomia e os bibliotecários promovem a inclusão, o desenvolvimento da cidadania e a bibliodiversidade.

Em alusão à nossa data do bibliotecário, ao longo do mês de março, comemoramos o mês do Bibliotecário, e em todo o país teremos a realização de eventos realizados nos cursos e nas Instituições de Biblioteconomia, Sistemas de Bibliotecas, Universidades, instituições privadas e instituições públicas dos três poderes, executivo, legislativo e judiciário com a promoção de palestras, conferências, mesas-redondas, seminários, debates, oficinas, homenagens e depoimentos de muitos profissionais acerca de sua atuação nos mais variados tipos de bibliotecas e unidades de informação existentes no país.

Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda
Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia

 

Que tenhamos excelentes comemorações ricas em reflexões e desencadeamento de inovações, ações imediatas e futuras que promovam o desenvolvimento da Biblioteconomia e da Sociedade brasileiras.

Nosso respeito aos Bibliotecários Ancestrais, aos Bibliotecários Presentes e aos Futuros Bibliotecários.

Por mais bibliotecas com bibliotecários!!! Saudações e um Feliz Dia do Bibliotecário!!!”

 

Compartilhe: 

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile