Banner
O alerta de tempestade tropical na Guiana Francesa preocupa também brasileiros em Oiapoque | Foto: Arquivo
Amapá

Guiana Francesa entra em alerta amarelo para “tempestade tropical”

Cleber Barbosa, da Redação

Estácio mobile

O serviço de meteorologia da França, o “MétéoFrance”, emitiu alerta para a região da Guiana Francesa, na América do Sul, devido ao risco de ocorrência da chamada “tempestade tropical” entre esta terça-feira (21) e o fim da tarde de quarta-feira (22). Os brasileiros que residem na região alertaram também seus familiares em Oiapoque, que fica na fronteira daquele departamento ultramarino francês, mas no Brasil, a meteorologia não confirma a mesma ocorrência.

Publicação da Guiana Francesa sobre o alerta amarelo | Reprodução

Segundo o meteorologista Jefferson Vilhena, no Núcleo de Hidrometeorologia do IEPA (Instituto de Estudos e Pesquisas do Amapá) as previsões de maior intensidade de chuvas para a região da Guiana Francesa vem desde o começo do mês. “Elas são provocadas pela conhecida Zona de Convergência Intertropical, que passou pela região entre a Guiana Francesa e o Suriname em fevereiro, migrou para o Nordeste do Brasil e que agora está de volta àquela região, trazendo também essas fortes chuvas que se verifica nas cabeceiras de rios como Oiapoque e o próprio Jari”, disse o especialista.

O meteorologista também explica que existem ciclos de chuvas fortes intercalados por períodos de estiagem intensa, como o Amapá passou entre 2013 e 2016, que se repetem a cada intervalo de 22,5 anos e que nos três, quatro anos seguintes são marcados por períodos de chuvas mais intensas. “Nós já tivemos picos de 415 a 438 milímetros de chuva, longe ainda do recorde histórico de 600 milímetros para um mês, só que este mês nossas medições são de 550 milímetros, então há uma projeção de crescimento”, prevê Jefferson Vilhena.

Período chuvoso

O meteorologista amapaense Jefferson Vilhena, do Núcleo de Hidrometeorologia do IEPA | Foto: Secom

Por fim, o técnico do serviço de meteorologia explica que as chuvas que caem no Amapá deverão se estender até o mês de agosto. “Mas esse é o período chuvoso normal, que se inicia em novembro e que vai até agosto”, completa.

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile