Banner
Sociedade

Gmail faz 15 anos hoje e anuncia facilidades para seus usuários

Tom Holman, Gerente Sênior de Produto do Gmail

Estácio mobile

Nos idos de 2004, o e-mail era muito diferente do que é hoje. As caixas de entrada viviam entupidas de spam e era difícil buscar mensagens ou arquivá-las para consultar depois. Além disso, era preciso apagar mensagens o tempo todo para não ultrapassar o limite de 4 mega. O Gmail foi criado para resolver todos esses problemas. Ele cresceu e se transformou num produto com 1,5 bilhão de usuários em todo o mundo, que confiam e usam a ferramenta todos os dias. Hoje, o Gmail está completando 15 anos de existência. Por isso, decidimos relembrar essa história e contar um pouco sobre o que vem por aí.

Especial desde o primeiro dia
O Gmail foi lançado no dia 1º de abril de 2004, em meio a especulações da imprensa de que a novidade não passava de enganação. A ferramenta já vinha, “de fábrica”, com a potência da Busca Google. Ela agrupava as mensagens de forma a mostrar toda a conversa, facilitando na hora de encontrar e responder e-mails. Além disso, os usuários tinham direito a 1 giga de dados grátis – quase cem vezes mais do que as alternativas disponíveis na época. Não espanta que muita gente tenha achado que aquilo tudo era uma pegadinha.
UI do Gmail em 2004

Em meados dos anos 2000, o spam era um problema sério. O Gmail bloqueava mensagens indesejadas antes mesmo que elas entrassem na caixa, e criou ainda uma forma de permitir que os usuários indicassem e-mails suspeitos de serem spam, colaborando para que a ferramenta se tornasse mais segura. Com o passar dos anos, melhoramos os filtros antispam graças à inteligência artificial. Hoje, a IA ajuda a bloquear quase dez milhões de mensagens de spam por minuto.

Publicado originalmente em 2007, este vídeo mostra como o Gmail combate o spam
Quando o Gmail foi lançado, ainda faltavam muitos anos para o surgimento dos primeiros smartphones Android. Depois, à medida que os celulares foram se tornando mais acessíveis, o Gmail evoluiu de novo: deixou de ser uma ferramenta apenas para computadores desktop e passou a funcionar também em telefones e tablets, permitindo aos usuários resolver uma porção de coisas fora de casa ou do escritório. O recurso de criar marcadores foi o primeiro do tipo: ele ajudava (e ainda ajuda) a organizar mensagens, dividi-las por categoria e identificar facilmente os e-mails novos. Outros recursos baseados em inteligência artificial, como Smart Reply e Nudges, permitiam responder mensagens e realizar tarefas rapidamente.
O que vem por aí
O Gmail evoluiu muito nos últimos 15 anos. Antes de soprar as velas do bolo, confira um resumo das novidades que estão chegando. Em primeiro lugar, o Gmail vai facilitar ainda mais a vida dos usuários. Talvez você já tenha usado o Smart Compose – recurso baseado em IA que ajuda a escrever e-mails rápidos. Graças a ele, milhares de pessoas deixam de digitar um bilhão de caracteres por semana (o suficiente para preencher mil exemplares de O Senhor dos Anéis). Agora, vamos atualizar o Smart Compose para incluir mais idiomas: espanhol, francês, italiano e português. Além disso, ele vai estar disponível na plataforma Android e, em breve, também para iOS (até recentemente, o recurso existia apenas em aparelhos Pixel 3).
O Smart Compose também está cada vez mais inteligente. Ele vai personalizar sugestões exclusivas para cada usuário: se você gosta de escrever “Salve” em vez de “Olá”, é isso que ele vai mostrar no seu caso. E a ferramenta vai ainda sugerir o assunto da mensagem, com base no conteúdo do e-mail.

A próxima novidade será a possibilidade de decidir quando sua mensagem será entregue para outra pessoa. Estamos lançando hoje um novo recurso que permite agendar o envio de uma mensagem, de modo que ela seja recebida numa data ou horário mais adequado. Isso é útil para quem trabalha com colegas em diferentes fusos horários, ou se você não quer atrapalhar as férias do destinatário.

Finalmente, já é possível fazer mais coisas sem sair da caixa de entrada. Agora você pode responder um comentário no Google Docs, procurar hotéis e outras coisas diretamente na página do Gmail. Isso evita abrir uma nova aba ou um novo app para fazer esse tipo de tarefa.

Agradecemos a todos os usuários do Gmail por estarem conosco ao longo dessa caminhada. Estamos animados para trilhar os próximos 15 anos.

 

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile