Banner
Dr. Arles Santos compartilha a bem sucedida cirurgia de miopia em mãe que usava óculos desde os 10 anos | DA
Saúde

De origem humilde, médico amapaense realiza cirurgia oftalmológica histórica

Cleber Barbosa, da Redação

Estácio mobile

O médico oftalmologista amapaense Arles Santos, de 38 anos, acaba de realizar um feito histórico para o setor de saúde ocular no estado, uma inédita cirurgia da visão, chamada tecnicamente de “Refrativa”, que utiliza raios laser e que corrige em 15 minutos problemas de visão como miopia e astigmatismo. Filho de um taxista e uma professora, o profissional tem uma história de superação até conseguiu a aprovação no vestibular para buscar a formação em São Paulo.

Em entrevista ao programa Café com Notícia, na rádio Diário FM (90,9), ele deu mais detalhes a respeito dessa técnica revolucionária que chega ao Amapá através de sua clínica montada há pouco mais de três anos. “Cirurgia refrativa utiliza técnicas para a redução do uso de óculos, quebra da dependência dos óculos. Na década de 80, quando ainda era manual, era específica para miopia, mas hoje como laser, qualquer nível de grau pode ser corrigido”, explica o oftalmologista.

Outra grande vantagem é o pós-cirúrgico, infinitamente menor que as técnicas convencionais de cirurgia oftalmológica, que deixam o paciente impedido de esforços físicos mínimos, desde uma caminhada até atividades domésticas.

Optometrista

Questionado pela equipe do programa a respeito de outra profissão que vem rendendo polêmica no mercado da saúde ocular, os optometristas, ele não deixou de dar sua opinião. “Eu reconheço a profissão, mas não concordo muito com a atuação porque tenta se transferir uma formação adapta para o Brasil, sem regulamentação, controle de conselhos e muitos pacientes desconhecem essa diferença”, disse o oftalmologista Arles dos Santos, que tem 38 anos de idade.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile