Banner
Descontrole pode ter consequências para a economia familiar nos meses seguintes às férias | Ilustração: Unum
Economia

Especialista ensina a controlar finanças pessoais no período de férias

Por Dora Ramos

GOVE  mobile

O período de férias costuma preocupar pais e mães quanto ao controle de gastos. Com as crianças em casa, aumentam as despesas nos supermercados. Com viagens mal planejadas e gastos não calculados, há consequências para a economia familiar nos meses seguintes.

Uma finança pessoal bem organizada e tranquila indica que houve planejamento anterior. Esse planejamento não deve ter como princípio apenas este momento. Ele deve ser feito a todo o momento, com adequação das férias aos gastos e uma poupança prévia. Isso faz toda a diferença para permanecer tranquilo antes, durante e depois das férias.

Se você não programou as suas férias e resolveu viajar mesmo assim, é bom pesquisar os passeios do local para o qual vai e tentar fazê-los dentro de sua organização financeira e sua realidade.

Contudo, se você já fez um planejamento prévio de sua viagem, é importante não se envolver totalmente com tudo o que o local oferece de gastos. Muitas vezes, nos empolgamos e acabamos gastando muito mais do que gostaríamos. Não permita que a viagem se torne um problema financeiro para você nos meses seguintes, com gastos pesados.

Dora Ramos, da Fharos Contabilidade

Para quem ainda não viajou, é importante reservar um momento de planejamento, pesquisando locais, custos com passagem, hospedagem e, se possível, começar o quanto antes a fazer uma reserva financeira. O ideal é tentar fazer essa compra de uma forma mais econômica, pagando à vista.

O mês de julho é de alta temporada. Mesmo para as viagens futuras, a tendência é que as passagens sejam mais caras. Logo, o melhor momento para comprar uma passagem é fora dessa alta temporada.

A pesquisa de opções para suas férias é o grande diferencial para se ter uma grande economia e não se comprometer com os gastos. Para quem está na cidade onde mora, é importante tentar descobrir quais são os passeios que podem ser feitos com mais economia, na sua cidade. Há muitos passeios gratuitos e eventos culturais acontecendo.

Quando se prioriza a organização financeira, os momentos de lazer podem ser vividos de forma mais plena.

 

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile