Banner
Município de Amapá é um dos locais que podem receber os ventos fortes | Foto: Marcelo Lourenço/SECOM
Amapá

Defesa Civil orienta sobre possíveis ventos fortes em vários municípios

A Defesa Civil estadual do Amapá emitiu alerta sobre mau tempo no fim de semana. Estão previstos ventos fortes neste sábado (8), tanto na capital Macapá como para municípios da região metropolitana e também do interior, como Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Porto Grande, Ferreira Gomes, Amapá, Pracuúba e Tartarugalzinho. É possível que este dia seja chuvoso também.

Estácio mobile

As informações são do boletim do tempo, produzido pelo Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Amapá (NHMET), órgão ligado ao IEPA (Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá). Em relação a essas possíveis rajadas, a Defesa Civil emite um alerta para os moradores sobre cuidados, como também dá várias dicas importantes sobre como lidar com uma situação de sinistro, de modo a evitar o agravamento dos riscos de prejuízos, acidentes, prejuízos, pânico e até a morte.

Dicas da Defesa Civil

  • Evitar ficar perto ou estacionar próximo de árvores
  • Redes de energias podem ser danificadas e causar acidentes
  • Manter-se longe de outdoors ou estruturas que podem cair com o vento
  • Casas e escolas podem ser destelhadas, então ficar atento
  • Ligar para o 193 ou acionar a Defesa Civil em casos de incidentes

Segundo o comandante da Defesa Civil, Wagner Coelho, a preocupação é com a força do vento que pode alcançar até 50 quilômetros por hora. Ele destaca que a corporação trabalha em regime de plantão para agir com plano de contingência.

“A medida de emitir o alerta é para manter a população informada sobre a previsão. Por ser apenas resultado de um estudo, a situação pode se concretizar ou não. Danos podem acontecer com os ventos e se tiver chuva, a situação agrava”, destacou.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile