Banner
Especialista William Ribeiro analisa valorização da moeda virtual Bitcoin no mercado e se é investimento seguro.
Entrevista

“Como moeda confiável, pública e rastreável, o Bitcoin provou seu valor”

A moeda virtual Bitcoin voltou a disparar no mercado, levando o tema a andar esquentando essa semana, com isso, novamente as pessoas cheias de dúvidas se devem ou não investir, se é seguro e outras dúvidas que o especialista William Ribeiro nos responde. Ele percebeu então que poderia levar estes conhecimentos adiante, ajudando mais pessoas a terem uma vida mais próspera. Atuar como um Educador Financeiro acabou se tornando o maior propósito da sua vida.

Cleber Barbosa, da Redação

Blog do CB – Professor, a moeda virtual Bitcoin voltou a disparar, o tema andou esquentando esses dias, com isso, novamente as pessoas ficaram cheias de dúvidas se devem ou não investir, se é seguro, o que o senhor poderia orientar neste sentido?

Estácio mobile

William Ribeiro – Estamos vivenciando um momento único na humanidade e também na história do Bitcoin. Não bastaram os volumes gigantescos de dinheiro aplicados nas economias dos países para o combate ao Coronavirus. Agora em 2021, o presidente eleito Americano, Joe Biden, já anunciou um pacote adicional de estímulos de US$ 1,9 trilhão de dólares. Para se ter uma ideia deste patamar, tratam-se de valores equivalentes a todo PIB do Brasil em 2018.

Blog – O senhor, que acompanha e estuda os criptoativos há muito tempo, esta semana lançou um artigo com um posicionamento interessante, em que afirma que é seguro, faz elogios ao sistema e, ao mesmo tempo, traz recomendações de investimento, mas moderadas.
William – Antes inimigos declarados dos criptoativos, investidores institucionais, incluindo os bancos, cada vez mais vêm flertando com o Bitcoin. Por exemplo, no dia em que escrevi o artigo, o fundo Grayscale Bitcoin Trust chegou a comprar praticamente 200% mais Bitcoins (2612 BTC) que toda a rede foi capaz de minerar em 24 horas (900 BTC).

Blog – Esse texto ainda traz uma afirmação que pode até gerar uma pauta polêmica, apenas por este viés, dizendo que os bancos não gostavam muito da concorrência, mas, agora, flertam cada vez mais com o Bitcoin?
William – A hBitcoin é um ativo fantástico, com escassez genuína e transparente. Do outro lado da “cripto” moeda, trata-se de um extraordinário experimento monetário, de enorme sucesso até aqui, é importante ressaltar.

Blog – Apesar de ser um artigo, o interessante é que detalha bem alguns pontos, podendo trabalhar qualquer um desses temas que o senhor cita como uma pauta especifica e certamente atual.
William – Antes de investir em Bitcoin, é fundamental que o investidor possua conhecimento sobre os riscos, possuímos uma série completa em nosso canal Dinheiro Com Você como também no Youtube e pensamento de longo prazo.

Blog – Outra dúvida recorrente das pessoas é sobre como e onde investir o seu dinheiro professor, dá para apostar em que exatamente?
William – Como estratégia de investimento, é importante relativizar o timming de entrada, fazendo aportes pequenos e constantes. Apostar nesta criptomoeda não deveria se traduzir em depender totalmente de seu sucesso. Como regra geral dos investimentos, a diversificação nos salva quando estamos errados a respeito de qualquer tipo de investimento.

Blog – Então para ser bem claro, o senhor não só confia como recomenda que o nosso leitor ou leitora deva apostar nessa novidade do mercado?
William – Se você me perguntasse: Mas será que o Bitcoin vai dar certo? Como moeda confiável, pública e rastreável, o Bitcoin já provou o seu valor. Mas daí o investidor ganhar dinheiro com isso, convertendo seus Bitcoins para uma moeda fiduciária como Reais ou dólares… Aí ninguém pode prever.

Blog – Para os mais céticos, essa novidade costuma levar as pessoas a literalmente pagar para ver, ou seria esperar para ver?
William – Até por isto é recomendado prudência ao investir. Do outro lado, conheço gente que até hoje está reclamando, dizendo que “vai esperar cair pra comprar”, desde quando um Bitcoin valia 30 mil reais.

Blog – E ainda tem aquela máxima “o importante é competir”. Se aplica?
William – Para quem acredita, é importante estar no jogo, mas com a sensatez de não arriscar todo o patrimônio de uma vida em qualquer ativo que seja.

Blog – Obrigado pela entrevista.
Willian – Quem viver verá. De qualquer forma, não é fascinante estarmos vivendo esta revolução, de um dinheiro não emitido por qualquer banco central, mas ainda assim até mais confiável?

Perfil

William Ribeiro – Empresário, mas também educador financeiro, influenciador digital, palestrante nas áreas de Empreendedorismo Educação Financeira, Moedas Digitais e Blockchain. Investidor-Anjo. Idealizou e se dedica à uma plataforma que se chama “Dinheiro Com Você”, projeto que detém um dos maiores canais de Educação Financeira no Youtube do país. Engenheiro da Computação pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel); Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e experiência de 20 anos na condução dos negócios de suas empresas; Toda essa bagagem que proporcionou a ele Independência Financeira; Com este processo, veio também a percepção da enorme carência da maioria dos brasileiros sobre Finanças Pessoais, não só nos investimentos, mas sobre como ganhar e economizar dinheiro também.

Compartilhe: 

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile