Banner
Vinícius, ao lado da mãe, Josenilma, já tem a carteira que concede benefícios aos autistas | Foto: André Rodrigues
Saúde

Carteira de identidade a portadores de autismo em toda rede Super Fácil

Cleber Barbosa, da Redação

Estácio mobile

Uma carteira de identidade com as informações sobre seu portador merecer atendimento diferenciado, sem burocracia, constrangimentos e, em especial vantagens como a gratuidade em espetáculos culturais e até no licenciamento de veículos. São essas as principais conquistas para crianças e demais pacientes com espectro autista que já podem retirar em toda a rede Super Fácil – e não apenas na unidade Zona Oeste – esse documento que é uma grande conquista para eles e seus familiares.

Patrícia da Silva, diretora adjunta da Rede Super Fácil, esteve nesta quarta-feira (5) no programa LuizMeloEntrevista, na rádio Diário FM (90,9) para anunciar o cronograma de implantação do novo serviço de modo a alcançar todo o estado. “A partir da próxima sexta-feira já estará disponível na unidade do Centro de Macapá, depois do Carnaval na unidade de Santana, e depois Oiapoque e Laranjal do Jari, mas queremos implantar um guichê de atendimento em todas as nossas 14 unidades espalhadas pelo estado”, disse a entrevistada.

Patrícia explicou que a maior finalidade é mesmo facilitar o acesso, visto que a limitação imposta pela oferta em apenas uma unidade traz enormes transtornos, principalmente para reside em áreas remotas do Amapá.

Legislação

Patrícia da Silva, diretora adjunta da Rede Super Fácil, nos estúdios da Diário FM | Foto: Joelson Palheta

Ela explicou que existe inclusive previsão legal para tamanhas conquistas, lembrando a legislação estadual de autoria da deputada e primeira-dama do estado, Marília Góes (PDT). “A carteira começou a ser emitida desde a sanção dessa lei pelo governador, em 2018, em apenas uma unidade como dissemos, mas dada a procura não apenas por expansão como por melhorias nessa carteirinha, a rede Super Fácil está aprimorando tudo isso, inclusive com o uso da tecnologia para ofertar a emissão do documento em aplicativo para celular”, disse.

Dentre as principais alterações na nova carteira, o prazo de validade subiu de um para três anos, a inclusão dos dados tanto da pessoa autista como de seu responsável, além da tipagem sanguínea, portanto uma identidade com todas as informações disponíveis para que possa acessar todos os direitos disponíveis previstas tanto na legislação estadual quanto na federal – recentemente aprovada no Brasil.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile