Banner
Aos 105 anos de idade, vovó Iaiá pulando de paraquedas em Macapá — Foto: Reprodução/Facebook
Amapá

Adeus Iaiá: O último voo da vovó mais radical do mundo!

Rodrigo Juarez, do G1 Amapá

Estácio mobile

Recordista mundial de saltos com paraquedas, Aida Gemaque, mais conhecida como “Vovó Iaiá”, morreu na manhã desta quinta-feira (9) aos 110 anos no Hospital de Emergência de Macapá.

Segundo a família, ela estava internada desde 31 de março após uma queda dentro de casa onde fraturou o fêmur. Ela teve complicações e não resistiu. A família aguarda o atestado de óbito para identificar a causa.

Vovó Iaiá, que praticava vários esportes, inclusive os radicais, ganhou fama em 2015, quando, aos 105 anos, se tornou a idosa com maior número de saltos com paraquedas, batendo o recorde mundial.

Vovó Iaiá, de 105 anos, morava em Macapá desde a década de 1950 — Foto: Arquivo/G1

Vovó Iaiá, de 105 anos, morava em Macapá desde a década de 1950 — Foto: Arquivo/G1

Ela também escreveu seu nome no livro dos recordes como a mulher mais velha a saltar de paraquedas, aos 100 anos na época.

Em 2016, viveu uma das maiores emoções da vida ao conduzir a tocha e acender a pira olímpica no Amapá em virtude das Olimpíadas do Rio.

Nascida no dia 20 de novembro de 1909, no município de Chaves (PA), ela era moradora de Macapá desde o fim da década de 1950. O começo no mundo esportivo foi praticando natação.

Nos últimos anos, Vovó Iaiá mantinha suas atividades participando de um projeto esportivo para idosos desenvolvido pela Secretaria de Desporto e Lazer do Amapá (Sedel).

*Com informações do GloboEsporte.com Amapá.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile