Banner
Opinião

Notas da coluna ARGUMENTOS, sexta-feira, dia 30 de outubro de 2020.

No campo

Vacina Amapá – 2 dose

Helson Silva, administrador da Fazenda Bela Vista, entre Santana e Mazagão, diz que nem gosta de lembrar o tempo em que fazia duas, três e até quatro travessias de balsa para ir ao trabalho, na margem esquerda do Rio Matapi.

Ele é um dos anfitriões da Live Solidária “Amapá Agro”, no próximo sábado, a partir das 17 horas, transmitida pelo Portal do Agro.

Sem pesquisa

Enquanto em Macapá vários institutos de pesquisa se revezam no monitoramento do eleitorado, em Santana ainda não se tem notícia de pesquisa de intenção de voto que tenha devido registro junto à Justiça Eleitoral. Só as pesquisas de “consumo interno” estão servindo para incendiar as militâncias dos candidatos a prefeito da cidade.

Pesquisa premiada

Trabalhos de acadêmicos foram premiados durante a Jornada Científica da Embrapa Amapá, com 12 trabalhos de Iniciação Científica apresentados por bolsistas e estagiários vinculados a pesquisas de inovação tecnológica para os segmentos agropecuário e florestal do Amapá e Estuário Amazônico.

Tudo mudado

O sol quente e os dias de calor das últimas semanas tem feito algumas pessoas suspeitarem se vai faltar chuva nesse Natal por estas bandas do meio do mundo, como manda a tradição. A bem da verdade, demorou bastante para que o período de estiagem começasse no Amapá, o que os mais antigos dizer ser “tempo doido”.

Até idosos


O número de denúncias de violência e de maus tratos contra os idosos cresceu impressionantes 59% no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. Entre março e junho deste ano, foram 25.533 denúncias. No mesmo período de 2019, foram 16.039. Os dados compilados são do Disque 100, plataforma do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.

Formação superior


A Confederação de Agricultura tem um braço educacional, a Faculdade CNA, que está com inscrições abertas para a seleção dos cursos de graduação à distância em Gestão do Agronegócio.

Rapidinhas

AJUDA – Na zona norte de Macapá, serviços de mobilidade urbana beneficiam moradores prejudicados com alagamentos, como da ruas do bairro São Lázaro, que estão sendo beneficiada com a correção de drenagem e posteriormente receberá terraplanagem, pavimentação e construção de calçadas.

INFRAESTRUTURA – O trabalho também inclui as etapas de pavimentação e construção de calçadas. Esses serviços são parte do Plano de Mobilidade Urbana do Governo do Estado, um verdadeiro pacote de obras e investimentos em benefício dos municípios amapaenses.

PESQUISA – O trabalho intitulado “Monitoramento da produção de frutos de castanheiras-da-amazônia nos anos de 2019 e 2020”, da bolsista Suellen Oliveira, conquistou o primeiro lugar na categoria oral, na VI Jornada Científica da Embrapa Amapá. Uma grande contribuição para a ciência.

SUPERVISÃO – Esse estudo foi supervisionado pelo pesquisador Marcelino Guedes e o resumo do trabalho é assinado, além do orientador e da bolsista Suellen Oliveira, pelos acadêmicos Rafael Lucas Figueiredo de Souza, Ediglei Gomes Rodrigues e Thamires Viana Alves de Souza.

Compartilhe: 

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile