Banner
Opinião

Notas da coluna ARGUMENTOS, sexta-feira, dia 30 de abril de 2021.

Restrições

Vacina Amapá – 2 dose

O governador Waldez Góes, vetou o projeto de lei nº 64/2020 da Assembleia Legislativa, que proibia a inscrição de inadimplentes em cadastros negativos durante o estado de calamidade, devido à pandemia do coronavírus. O projeto de lei extrapolaria a competência estadual por já ser regulada por lei federal no Código de Defesa do Consumidor.

Se sim

O ficialmente o prazo para pagamento em cota única e da primeira parcela do IPTU deste ano encerra nesta sexta-feira (30). O imposto pode ser parcelado em até oito vezes para pagar em cota única garante desconto de 10%. Além disso, o contribuinte adimplente nos últimos cinco anos terá desconto extra de 2% por ano quitado, podendo chegar a 10% a mais.

Se não

Mas na Câmara de Vereadores, tramita proposta que prevê adiar esse prazo para o pagamento do imposto municipal, sob a alegação de que a economia local está em frangalhos devido a segunda onda do Covid. O desfecho poderá ser um eventual veto do prefeito à proposta e a consequente derrubada se assim entenderem os parlamentares.

Dura realidade

Na reta final para deixar a casa do BBB, os Brothers tiveram uma crise de choro ao saber da vacinação contra Covid-19. O que os participantes confinados não sabem é que a vacinação ainda caminha a passos lentos no Brasil. E para essa doença é aquela coisa, nem dinheiro resolve, muito menos R$ 1,5 milhão.

Prevenção


A coluna apurou que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Macapá e de Santana, além da Federação do Comércio do Amapá (Fecomércio) encaminharam um requerimento recomendando ao governador Waldez Góes o veto por inconstitucionalidade. Eles argumentaram que a proibição da inscrição dos cadastros negativos causa prejuízos para a economia.

Clipe novo na rede


A cantora amapaense Suellen Braga está bombando nas redes, com mais de 3 mil visualizações nas primeiras 24 horas do seu clipe “Cheguei Chegando”, gravado pelas ruas de Sampa, num primor de produção.

As últimas

VACINAS – O Governo do Estado recebeu a 15ª remessa de vacinas contra covid-19. Foram enviadas 12.250 doses de Astrazeneca, fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e 200 doses da vacina CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan. No Amapá, 10% da população tomou a primeira dose da vacina, em números absolutos são 86.142 pessoas. A cobertura vacinal para a segunda dose já alcançou 37.421, o que significa 4,34% da população. O Governo do Estado já distribuiu 153.315 doses. Os imunizantes serão acondicionados na Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). Nesta sexta, será distribuído para os 16 municípios, com apoio da PM e PRF.

PARQUE – Confirmada para sábado reabertura do Bioparque da Amazônia, que preparou uma série de atividades que marcarão este momento. Parede de escalada, circuito de arvorismo, tirolesa e outros serviços serão oferecidos aos visitantes. A programação seguirá com atrações que obedecem a padrões internacionais de segurança e elas são monitoradas pelas equipes e técnicos responsáveis. Dentre as atrações, a tirolesa e o circuito aventura, que juntos têm cerca de 300 metros. A atividade é tarifada para garantir a manutenção da atração, realizada por empresa privada externa, que necessita de seguranças, bombeiros civis e demais profissionais.

Compartilhe: 

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile