Banner
Opinião

Notas da coluna ARGUMENTOS, domingo e segunda-feira, dias 25 e 26 de abril de 2021.

Honrarias

Waldez e Jaime recebem, juntos, comendas do Exército Brasileiro na data máxima da instituição, pelo nascimento do Duque de Caxias. O general Adilson Quint, que comanda Brigada de Infantaria no Amapá condecorou além do governador e seu vice, autoridades como o ex presidente do Tjap, João Lages, a chefe do MP-AP Ivana Cei e o juiz João Bosco.

Vacinas

O Amapá recebeu novo lote de vacinas contra covid-19, 2.400 doses da CoronaVac fabricadas pelo Butantan, e 6.500 doses da Astrazeneca, fabricadas pela Fiocruz. Esta é a 14ª remessa enviada pelo Ministério da Saúde (MS) para o estado. A SVS organizou operação para distribuição dos imunizantes para todos os municípios do Amapá.

No rádio

Nosso Conexão Brasília de sábado bateu um papo com Hamilton Bonatto e Luciano Reis, especialistas que estarão esta semana no Congresso Nacional de Licitações e Contratos (CON Brasil), evento que vai esclarecer os principais pontos da nova Lei de Licitações. Evento em formato virtual será realizado de 26 a 29 de abril.

Artesanato

O maior centro de exposição e comercialização de artesanato do Amapá, a Casa do Artesão, voltou a atender o público de forma presencial. Mas o acesso, por enquanto, é limitado. São 7 pessoas por vez no salão do prédio e o uso obrigatório de máscara, álcool em gel e distanciamento. O atendimento é das 9h às 17h. sábado, das 12h às 17h. Delivery 99179-2430.

Mineração


A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) aceitou a denúncia de entidades sindicais ligadas à mineração sobre a continuidade da operação das minas no Brasil, mesmo com o avanço das contaminações por covid-19 no país. O Estado brasileiro foi notificado e terá 90 dias para se manifestar, informou a Advocacia Garcez, que representa os sindicatos.

Vai uma costelinha?


Receita de Costelinha ao molho Barbecue, pronta em menos de 1 hora. É a dica do Chef Melchior, que ensina como preparar essa queridinha na panela de pressão. Em nossa página para o campo PortaldoAgro.com.

As últimas

DETRAN – O Departamento Trânsito do Amapá (Detran) retorna gradativamente às suas atividades presenciais a partir desta segunda-feira, 26, adotando medidas de segurança sanitária para minimizar riscos de contágio da covid-19 para usuários e servidores.
Para ser atendido, os cidadãos devem solicitar por agendamento no site do órgão.
A coluna apurou que os serviços que estavam ocorrendo de maneira online permanecerão, e, nesta fase serão retomados os serviços que estavam suspensos e que não foram contemplados com atendimento virtual, passando a serem executados parcialmente na forma presencial.

LICITAÇÕES – O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a nova Lei de Licitações. Com isso, toda a Administração Pública direta, autárquica e fundações da União, Estados, Distrito Federal e Municípios deverão adotar as novas regras. Entre as mudanças estão os cinco tipos de licitação, como a concorrência, concurso, leilão, pregão e diálogo competitivo. Além do critério de menor preço, a legislação prevê critérios de melhor técnica ou conteúdo artístico, maior retorno econômico, maior desconto e lance mais alto.
Outras mudanças dizem respeito à tipificação de crimes relacionados a licitações e o seguro-garantia nas licitações e criação de um portal nacional de contratações públicas.

Compartilhe:

Estácio mobile

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile