Banner
Opinião

Notas da coluna ARGUMENTOS, domingo, dia 28 de abril de 2019.

Cônsul
Filho de mãe brasileira e pai francês, o administrador de empresas Fabien Fournet será empossado na próxima segunda-feira como novo cônsul honorário da França no Amapá. O interessante é que seu pai, Roger Andres Fournet, exerceu o cargo em 1976.

Humano
A chegada de um novo cônsul que é fruto das relações entre brasileiros e guianenses pode dar à sua gestão um olhar muito mais próximo para aquilo que há décadas existe na fronteira com o Amapá.

Causa
Ativista social e pesquisadora do tema, a youtuber brasileira Vaneza Ferreira também está empolgada com as novas possibilidades que a reabertura do Consulado da França em Macapá poderá trazer.

Demandas
Historicamente Brasil e França sempre tiveram excelentes relações diplomática, à exceção os problemas com brasileiros clandestinos no departamento francês da Guiana. Há tempo de se avançar neste sentido.

Trocas
O fato é que será uma excelente oportunidade essa mobilização de autoridades brasileiras e francesas para a reabertura do Consulado em Macapá. Quem sabe possam buscar novos entendimentos e novas parcerias.

No rádio

O chefe-geral da Embrapa no Amapá, Nagib Melém, durante entrevista concedida ontem ao nosso programa Conexão Brasília, na Diário FM. A estatal brasileira de pesquisa agropecuária está completando 46 anos de relevantes serviços prestados ao país, No Amapá, a empresa chegou em 1980 e possui cerca de 100 empregados.

Concurso
Os candidatos ao concurso público para a carreira de procurador do estado, devem concluir as últimas fases, prova oral e de títulos, neste domingo. Dos 1,6 mil inscritos, 50 conseguiram superar as etapas anteriores e seguem concorrendo às cinco vagas imediatas com salário inicial de R$ 22,2 mil.

Datas
O governo do Estado lançou o edital em junho de 2018 e o certame já passou por três fases: inscrição, prova objetiva e prova discursiva. Agora, os candidatos devem superar a quarta e quinta fases, que estão em curso. Conforme o edital, a data prevista para o resultado da prova oral é 7 de maio deste ano.

PGE
O procurador-geral do Estado, Nasson Galeno, atribui a realização do concurso aos esforços do governo em atender um pleito antigo da categoria. “A necessidade de termos mais procuradores para que o Estado tenha fortalecimento nas questões jurídicas”, diz o procurador.

 

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile