Banner
Opinião

Notas da coluna ARGUMENTOS, domingo, dia 23 de fevereiro de 2020.

Reforma

Estácio mobile

Davi e Maia instalaram a Comissão Mista da Reforma Tributária. Alcolumbre assinou a instalação com 25 deputados e 25 senadores para produzir um texto de unidade nas duas Casas sobre o tema. Terão 45 dias para consolidar as propostas no Congresso.

Tributária

Também ficou decidido que o presidente do colegiado será o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) e o relator, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Trata-se de um tema da maior relevância ao país.

No Rio

Depois de visitar um centro de educação física da Marinha, o senador Paulo Albuquerque (PSD/AP) projeta dar apoio ao esporte no Amapá. Sugere intercâmbio com centros didáticos de formação esportiva locais.

Referência

Trata-se do CEFAN, Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, unidade referência para a capacitação de atletas de alto rendimento, como também de projetos sociais no Rio de Janeiro.

Folia

O prefeito Clécio Luís foi para o Sambódromo ontem com uma certeza: não dá mais para retroceder. A retomada do desfile das escolas de samba ganhou formatação de um produto turístico e econômico.

Sinistro

Repercute a notícia de que um helicóptero da Marinha e um avião da Força Aérea localizaram uma embarcação russa na costa do Rio de Janeiro, depois de ter sido acusada de espionagem em vários países. Equipado à pesquisa e inteligência para os russos, a embarcação é suspeito de espionagem na Europa e nos Estados Unidos.

Servir

Hoje exclusivo para homens, o serviço militar poderá ser permitido a mulheres, segundo proposta que permite a elas servir à pátria. A proposta aguarda análise na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, mas já vem recebendo apoios de diferentes setores do poder público e sociedade.

Voluntário

O Projeto de Lei do Senado (PLS) 213/2015 estabelece que as mulheres ficam isentas do serviço militar em tempo de paz, mas podem prestá-lo voluntariamente, de acordo com suas aptidões. Para isso, as candidatas devem manifestar a opção no período de alistamento do ano em que completarem 18 anos.

Causa

Segundo a autora do projeto, a senadora amazonense Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), o projeto tem caráter de ação afirmativa, pois dá às mulheres brasileiras a oportunidade de participar da realização do Serviço Militar e, dali, extrair lições de cidadania.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile