Banner
Opinião

Notas da coluna ARGUMENTOS, domingo, dia 15 de novembro de 2020.

Investigação

Estácio mobile

A fim de robustecer a investigação acerca das causas do apagão que atinge o Amapá, o Ministério Público Federal (MPF) requisitou esta semana, informações complementares à empresa Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os procuradores da república seguem o ‘x’ da questão.

Nos autos

Os prazos concedidos para respostas variam de cinco a dez dias. Os esclarecimentos vão compor inquérito civil aberto pelo órgão em 5 de novembro, dois dias após o incêndio na subestação de energia elétrica.
Procuradores da República realizaram diligência à subestação atingida pelo incêndio que resultou no blecaute que já dura 11 dias.

Respostas

O governador Waldez Góes, apresentou um balanço sobre o andamento das ações de Amapá para minimizar os impactos ocasionados pelo apagão que atingiu o estado. Entre as ações, a garantia de energia 24h nas unidades de saúde e distribuição de água potável para a população.

Alternativas

A contrapartida do Amapá para minimizar efeitos do apagão consumiu mais de 27 mil litros de diesel distribuídos para geração de energia em 17 pontos do estado. O Governo também distribuiu 999.000 mil litros de água em Macapá e Santana e 4.737 cestas básicas, parte das doações foram feitas pelo Governo do Estado do Pará e a empresa Coca-Cola.

Pelo social


A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP) , Ivana Cei, e a superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi/AP), Alyne Barbosa, reuniram esta semana, para organizar as tratativas de uma ação de solidariedade ao povo do Amapá que está sendo organizado pela instituição do Sistema S, devido ao apagão que ocorre em 13 municípios do Estado, desde o dia 3 de novembro.

Amapá na vitrine


Além de uma publicação na página de turismo do Diário do Amapá deste domingo, tem um vídeo completo sobre a participação do estado na Festuris, em Gramado-RS. Em YouTube.com/CleberBarbosa

Rapidinhas

PANDEMIA – Macapá tem 21.210 casos positivos de Covid, 544 óbitos e 63 seguem em investigação epidemiológica. Os dados foram atualizados na sexta-feira, 13. O município tem 19.830 casos descartados, 18.651 pessoas recuperadas e 1.288 exames aguardam análise laboratorial de suspeitos.

NÚMEROS – A Vigilância Epidemiológica encerrou a investigação de mais 2 óbitos, ocorridos em maio: uma mulher de 90 anos, dia 11.05.20, no Hospital Central de Macapá, tinha como comorbidade hipertensão arterial sistêmica; e um homem de 56 anos, em 22.05.20, tinha como comorbidade diabetes.

MERCADO – Desde a escolha do local para sua empresa, até a embalagem dos produtos, cuidando de detalhes como; a melhor compra de mercadoria, logística, custo de produção, lucro, enfim, cada detalhe é importante na constituição do seu negócio, mas atenção, é fundamental o planejamento estratégico.

CONSULTORIA – Essas e outras importantes orientações estão no artigo “O olhar estratégico para o negócio é essencial para decolar”, assinado pela especialista Conceiyção Montserrat, que é CEO da Montserrat Consultoria. O conteúdo está disponível no Blog CleberBarbosa.Net.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile