Banner
Opinião

Notas da coluna ARGUMENTOS, domingo, dia 14 de fevereiro de 2021.

Interior

Estácio mobile

A Promotoria de Defesa da Saúde, realizou uma fiscalização no canteiro de obras do Hospital Regional de Porto Grande. A vistoria foi feita pelo promotor de Justiça Wueber Penafort, juntamente com o secretário de Estado de Infraestrutura, Alcir Matos e com ainda com o titular da Procuradoria-Geral do Estado, Narson Galeno.

Concurso

Para acompanhar a realização do concurso público para o ingresso na carreira do Ministério Público do Amapá e do Quadro Efetivo de Servidores da Instituição reuniu para avaliar os editais dos certames. Com participação presencial e por videoconferência, os membros da Comissão do Concurso discutiram o que precisa sair na publicação.

Estratégias

A fiscalização para cumprimento dos decretos de restrições, vacinação contra a covid-19 e a possibilidade de retorno das aulas presenciais, foram temas da reunião realizada entre o governador do Amapá, Waldez Góes, e as prefeituras da região metropolitana – Macapá, Santana e Mazagão.

Vacina

Prefeito Furlan comandou ontem (13) o início da vacinação dos idosos a partir de 85 anos.
A ação foi realizada no formato drive-thru, que estiveram divididos em dois pontos da capital e em mais 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) localizadas nas áreas urbana e rual de Macapá. Um dia histórico, disse o prefeito.

Entrevista


Economista, formado pela USP, é pós-graduado em Administração e Finanças Internacionais pela ESSEC de Paris, o badalado Ricardo Amorim nos dá a honra de ser o entrevistado deste domingo. Atuando no mercado financeiro desde 1992, trabalhou em Nova York, Paris e São Paulo, sempre como economista e estrategista de investimentos e hoje fala sobre o futuro do mercado de franquias.

Live de Carnaval


O bloco da Tambores Tucujus anima as redes no próximo dia 28 com a Live de Carnaval às 14 horas pelas redes socias do grupo Tambores Tucuju, tendo como atrações Sabrina Zahara e direção de Grilo Percusa.

Rapidinhas

SARAMPO – A varredura vacinal contra o sarampo no Amapá ganhou mais um reforço. A Organização Panamericana de Saúde (OPAS), parceira do Governo do Estado e das prefeituras nesta ação, disponibilizou o seu sistema de georreferenciamento e inteligência artificial para localizar casos e pessoas a serem vacinadas.
Desde o dia 18 de janeiro deste ano sete municípios do Amapá executam a ação de varredura vacinal contra a doença. São eles: Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande, Laranjal do Jarí, Vitória do Jarí e Oiapoque.
Desde o ano passado o Amapá já contabilizou 344 casos confirmados de sarampo.

MOVIMENTO – Por outro lado, a varredura vacinal já alcançou 27.588 pessoas nos sete municípios onde a ação acontece. O sistema de georreferenciamento e inteligência artificial, da OPAS, auxilia os profissionais na busca ativa de casos de sarampo. Funciona definindo áreas prioritárias dos casos ativos da doença e atualizando o censo demográfico através de análises de dados de satélite. Ao todo já são 344 casos de sarampo, sendo 292 confirmados em 2020 e 52 casos em 2021. O público mais atingido são crianças 0 a 5 anos, com 22,5% dos casos. Nenhum óbito por sarampo foi registrado.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile