Banner
No memorial, será possível encontrar registros fotográficos, acervos e peças originais do artista | Arte: B.Barbosa
Cultura

Memória: Cantor Illan do Laguinho ganha espaço em sua homenagem

Da Redação

Estácio mobile

Na próxima quarta-feira, dia 12 de maio, data em que completaria 61 anos de idade, o cantor amapaense Illan do Laguinho ganhará um espaço, no bairro de São Lázaro, onde foi sua residência, em homenagem à memória e a perpetuação de seus trabalhos sociais, artísticos e culturais feitos dentro de Macapá, e em outros lugares do Brasil.

O Centro de Formação Político e Cultural Illan do Laguinho, terá espaços que contemplam a arte, cultura, educação infantil, ações sociais com a participação popular e geração de emprego e renda através de oficinas e cursos.

Um outro espaço dentro do centro cultural, será o Memorial Illan do Laguinho, que servirá para manter viva a história e o legado do artista. No memorial, será possível encontrar registros fotográficos, acervos e peças originais do artista como; vestuário, discos, letras de músicas, instrumentos musicais, CDs, DVDs, entre outros.

O Espaço Físico do Centro

Idealizado pelo seu irmão Claudiomar Rosa e familiares, o centro, que fica situado no Bairro do São Lázaro, em Macapá, foi a residência onde Illan do Laguinho morou por mais de vinte anos, e construiu sua história ao lado de sua família. Claudiomar é arte educador, produtor cultural, músico, compositor, e hoje vereador de Macapá, teve em seu irmão muitas inspirações nas composições que fizeram juntos, e em suas produções culturais.

“A ideia do centro é deixar o Illan sempre presente, como inspiração para amigos, amigas, filhos e toda família. Toda sua militância como conselheiro, como artista, como pessoa, como profissional da segurança pública, ficou um legado imenso e uma saudade muito grande. E essa forma de deixá-lo presente, foi fazer esse centro com o seu nome, abordando toda sua vida. É um espaço de cultura, de atividades para crianças e acolhimento aos que mais necessitam. Então esse centro foi muito bem pensado com a cara do Illan.  É uma homenagem com sua essência,” disse Claudiomar.

Illan do Laguinho

Aparado pelas mãos da parteira tia Izabel Cardoso do Nascimento, mãe da saudosa “Tia Fé”, nascia em Macapá, no dia 12 de maio de 1960,  nos campos do Laguinho, aos redores do “Poço da Boa Hora, José Illan Rosa da Silva.

Pai de cinco filhos e casado com a dona Maria das Graças, desde 1985, Illan trilhou vários caminhos na vida pública, começando em 1982, como motorista e chegando ao cargo de policial civil, incentivando a graduar-se no curso de bacharel em direito, em 2007, e pós-graduando em práticas processuais.

Em 2011, Ilan é eleito conselheiro tutelar da zona norte de Macapá, chegando em 2014, a assumir a presidência do colegiado.

Seus primeiros passos no universo artístico foram dados a partir dos sete anos e aos doze de idade, Illan participou do concurso de calouros do programa de rádio apresentado por Arnaldo Araújo, na Sede dos Escoteiros do Trem.

Já no carnaval, estreou como ritmista dentro de Piratas Estilizados, e em 1984, dentro da agremiação, venceu como compositor seu primeiro festival de samba, com o enredo em homenagem ao bairro do Laguinho. A partir daí, participou de diversos festivais, dentro do carnaval amapaense e também carioca, na Imperatriz Leopoldinense, onde fazia parte da ala dos compositores.

Illan é autor da música “negro de nós”, escrita exclusivamente para a banda do mesmo nome.  A música que foi dada pelo poeta, tinha a princípio, o título de “Dandara”, e que, a pedido da banda, virou “Negro de Nós”, tornando-se um sucesso no Brasil.

Um dos seus últimos trabalhos é o samba de exaltação a Boêmios do Laguinho gravado ao lado de Francisco Lino, Osmar Jr., Meio Dia da Imperatriz e Claudiomar Rosa.  Illan nos deixou em 10 de maio de 2015.

A inauguração do Centro de Formação Político e Cultural Illan do Laguinho ocorrerá através de live nesta quarta-feira, dia 12 de maio, às 20 horas, pelo facebook do Centro Illan do Laguinho.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile