Banner
As inscrições para ingresso nas escolas de aprendizes da Marinha podem ser feitas no Amapá | Foto: Divulgação
Sociedade

Marinha abre inscrições do concurso para Escola de Aprendizes Marinheiros

Estão abertas as inscrições para o Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros. O certame exige o ensino médio desde 2016 e os aprovados terão formação técnica dentro da Marinha, em quatro escolas espalhadas em diferentes regiões do Brasil. Não é preciso ter experiência, basta ter o Ensino Médio completo ou em conclusão.

Os principais requisitos são: Ser brasileiro nato ou naturalizado; Ter 18 anos completos e menos de 22 no dia 1º de janeiro do ano do curso; Ter concluído o Ensino Médio ou estar em fase de conclusão; Exclusivo para sexo masculino; Ter idoneidade moral e bons antecedentes de conduta; Estar em dia com as obrigações civis e militares. Mais informações no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br.

Inscrições

O período de inscrições é de 23/01/2019 a 13/02/2019. O valor da taxa de inscrição será de R$ 42,00 (quarenta e dois reais). O concurso consiste de prova escrita objetiva única, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões de conhecimentos gerais de Matemática, Português, Ciências (Física e Química) e Inglês.

Nas etapas seguintes, de caráter eliminatório, serão constituídos de Inspeção de Saúde (IS); Teste de Aptidão Física (TAF) – Natação e Corrida; Verificação de Dados Biográficos (VDB) – fase preliminar; Curso de Formação (CF), composto de: a) Período de adaptação (PA); Verificação de Documentos (VD); Verificação de Dados Biográficos (VDB). Na Fase Final; Avaliação Psicológica (AP); Curso de Formação propriamente dito.

O curso tem duração de 48 semanas sob regime de semi-internato.  Na primeira fase é a formação militar-naval (Aprendiz de Marinheiro).  A segunda fase é a Especialização Técnica inicial e continuada, em uma das três áreas (Eletroeletrônica, Apoio e Mecânica) escolhidas no ato da inscrição (Grumete).
Entre os principais benefícios da Carreira Naval: a perspectiva de crescimento profissional ao longo da carreira;
Bom ambiente de trabalho; Plano de carreira bem definido, com possibilidade de ascensão contínua com aumento de salários proporcionais; Estabilidade após cinco anos de serviço; Ingresso sem exigência de experiência anterior; Salário inicial compatível com o mercado; Salários indiretos e benefícios, tais como: Transferências remuneradas; Possibilidade de moradia quando fora da cidade do Rio de Janeiro; Assistência médico-hospitalar para si e para seus dependentes em instalações exclusivas da Marinha; Instalações sociorrecreativas para si e seus dependentes, mediante pequena mensalidade; Ajuda para aquisição de uniformes; Alimentação; Proventos semelhantes aos da ativa quando estiver na reserva.

O Aprendiz-Marinheiro presta juramento à Bandeira em cerimônia na Escola e é promovido a Marinheiro, dentro de uma das três áreas escolhidas, sendo assim incorporado ao Corpo de Praças da Armada (CPA). Ele permanece três anos nesta graduação. No primeiro ano, é designado para servir (preferencialmente), a bordo de Navios da Marinha e também deve escolher dentro de sua área qual especialidade irá cursar no terceiro ano. No total, a Marinha oferece cerca de 30 especialidades.

Escolas
EAMES – Enseada do Inhoá, s/nº – Prainha, Vila Velha – Espírito Santo Telefone: (27) 3041-5400

EAMSC – Av. Marinheiro Max Schramm, 3028 – Jardim Atlântico, Florianópolis – SC Telefone: (48)3298-5050
EAMCE – Av. Filomeno Gomes nº 30 – Jacarecangá – Fortaleza – CE Telefone: (85) 3288-4726
EAMPE – Av. Olinda Dom Hélder Câmara,s/nº – Salgadinho – Olinda – Pernambuco
Telefone: (81) 3412-7615

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile