Banner
Investimentos privados posicionam a capital do Amapá como a 2ª com internet mais rápida | Foto: Empire
Economia

Macapá é a 2ª capital com internet mais rápida do país, diz pesquisa

Os investimentos dos provedores de internet fixa do Amapá em ultravelocidade, no ano passado, deram mais conforto aos clientes, mas também ajudaram a mudar cenário nacional desse segmento. Macapá, por exemplo, passou ser a 2ª capital do Brasil onde o serviço é o mais rápido, conforme divulgou o novo ranking do site Minha Conexão.
Várias vezes ao ano, o Minha Conexão realiza milhões de testes de velocidade em todas as capitais e cidades, medindo a performance dos provedores que também ganham classificações de acordo com a média de velocidade da internet comercializada por eles.
Em Macapá, provedores locais e nacionais fizeram investimentos, como a Você Telecom, a Webflash e Oi Velox, melhorando em muito a classificação da capital do Amapá.
Estácio mobile
Em julho de 2019, por exemplo, Macapá tinha velocidade média de 11 Mbps (megabits por segundo), ocupando a 25º posição entre as capitais. Em outubro do mesmo ano, Macapá subiu para o 5º lugar ao atingir a média de 33,1 Mpbs. Agora, em janeiro, chegou ao 2º lugar com velocidade média de 43 Mbps.
O primeiro lugar passou a ser de Teresina (PI), com 45 Mbps, ou seja, uma diferença de apenas 2 Mbps para Macapá na vice-liderança. O topo antes era ocupado por Florianópolis (SC), que passou a figurar no 3º lugar com média de 41.5 Mbps.
Macapá e Teresina superaram capitais maiores como Porto Alegre (4º lugar) São Paulo (5º), Brasília (9º) e Rio de Janeiro (14º).
No Norte, Belém ocupa a 19º colocação com 29 Mbps de velocidade média.
Provedores locais
Entre as empresas locais, a Você Telecom e a Webflash foram as empresas que mais se destacaram nos últimos três ranqueamentos. Abaixo as médias em todo o Estado do Amapá:
Janeiro/2019
Você Telecom   9 Mbps
Webflash          17 Mbps
Outubro/2019
Você Telecom  42 Mbps
Webflash      17 Mbps
Janeiro/2020
Você Telecom  57 Mbps
Webflash          20 Mbps

O segmento em Macapá também é explorado por outras empresas menores, como a Gnex, Compuservice, Wsp, além das nacionais Claro, Vivo, Tim, que fornecem internet móvel.

Provedores

Entre as empresas locais, a Você Telecom, que ainda migra usuários para a nova rede de ultravelocidade (25% continuam na rede antiga), é a que teve o melhor resultado: 35º lugar, numa lista de aproximadamente 400 provedores. A empresa do Amapá ultrapassou marcas grandes, como a Nextel (397º), Sky (398º) e a Hughes (399º). No Norte do Brasil, é a mais rápida.
A consolidação de Macapá no topo do ranking das melhores cidades e capitais com internet mais rápida é vista por especialistas como prova de que o cenário para investimentos no Amapá passou a ser ainda mais favorável.
Além dos usuários residenciais, as empresas de tecnologia, licitações eletrônicas, órgãos públicos e instituições de pesquisa são que mais ganham com internet mais rápida.
Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile