Banner
O astronauta Marcos Pontes, tenente Silvia Nobre e o general Oswaldo Ferreira | Arte: Bruno Gabriel/CB
Política

Três integrantes do time Bolsonaro já foram homenageados no Amapá

Três nomes confirmados no Governo de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) já foram homenageados no Amapá, através de honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa (ALAP): O astronauta Marcos Pontes, a tenente do Exército Silvia Nobre e o general da reserva Oswaldo Ferreira. Eles receberam as mais altas comendas do povo amapaense, o que certamente os fará ter um olhar especial para o Estado que acaba de completar 30 anos de fundação. Os três já desempenham funções na equipe de transição definida pelo presidente da República, em áreas distintas, como saúde, infraestrutura e ciência/tecnologia, embora não tenha sido definido quais cargos deverão exercer a partir de janeiro de 2019, com a efetiva posse do presidente eleito.

GOVE  mobile

Astronauta

O primeiro astronauta brasileiro, o paulista Marcos Pontes, recebeu no dia 15 de setembro de 2012 em Macapá, a Medalha do Mérito Comandante Annibal Barcellos, considerada a maior honraria do Poder Legislativo local. O reconhecimento surgiu de uma propositura de autoria do então presidente da ALAP, deputado Júnior Favacho(PMDB), aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais. Marcos Pontes  também proferiu palestra no 3º Encontro de Administradores do Amapá, realizado no auditório do Ceap (Centro de Ensino Superior do Amapá).

Índia

Em novembro de 2012, a tenente do Exército Brasileiro Silvia Nobre, primeira indígena a integrar a Força Terrestre como oficial foi homenageada em sua terra-natal. Ela é fisioterapeuta e tem uma belíssima história de superação, desde a saída de sua tribo, na etnia Wãipi, no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, passando por viver nas ruas do Rio de Janeiro, fazer pontas em novelas até ser aprovada no Concurso para a Escola de Saúde do Exército. Atualmente ela vinha servindo no Hospital Central do Exército. Na Assembleia Legislativa, ela fez o hasteamento da bandeira nacional e depois usou a tribuna no Plenário para fazer um relato emocionado sobre sua trajetória de vida e profissional.

General

Em setembro de 2015, uma sessão solene da Assembleia Legislativa marcou a entrega do título de Cidadão Amapaense ao general-de-exército Oswaldo de Jesus Ferreira, então comandante do Comando Militar do Norte (CMN) e responsável pela implantação da 22ª Brigada de Infantaria de Selva em Macapá, uma grande unidade responsável por guarnecer a Amazônia Oriental através de três batalhões diretamente subordinado a um oficial general no Amapá, o 34º BIS (Macapá), o 2º BIS (Belém) e o 24º BIS (São Luís). Oriundo da arma de engenharia, o general Ferreira atualmente tem acompanhado o presidente Jair Bolsonaro ao lado do general Heleno, mas em Brasília tem coordenado a área da Infraestrutura do Governo de Transição.

 

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile