Banner
Ponto alto do fenômeno será às 18h58, no Monumento Marco Zero, na Rodovia Jk | Foto: Maksuel Martins
Amapá

Hoje é dia de Equinócio das Águas, com chuva ou sol, mas dá pra ver!

Cleber Barbosa, da Redação

Estácio mobile

Nesta quarta-feira, dia 20, acontece o Equinócio das Águas, que marca a mudança de estações nos Hemisférios Norte e Sul. Porém, em se tratando de inverno amazônico, claro, o tempo não deve ajudar, pois é a época das chuvas e dos dias cinzentos. Mas o já saudoso físico Marcomede Rangel, que era do Observatório Nacional, do Rio de Janeiro, ensinava que o Equinócio pode ser observado 24 horas antes e 24 horas depois do ponto alto do fenômeno – que às vezes acontece até à noite.

Partindo dessa premissa o especialista – que passou os últimos dez anos de sua vida visitando o Amapá em dias de Equinócio – ensinava que qualquer anteparo, como um poste, uma árvore, enfim, que fique no prolongamento da linha imaginária do Equador, pode servir para a observação do fenômeno. O ponto anto do Equinócio das Águas hoje ocorrerá às 18h58 minutos, portanto se estiver chovendo ou até mesmo anoitecido, na manhã e tarde seguinte é possível ver como a sobra projetada do obelisco sobre a linha que divide o mundo se movimenta – aparentemente.

Para celebrar o fenômeno, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) montou uma programação especial aberta pela manhã no Monumento Marco Zero, em Macapá, com encerramento no fim do dia, quando deve ocorrer o fenômeno. Logo cedo, houve gincana cultural para as escolas públicas estaduais sobre o Equinócio e as estações do ano. À tarde iniciam as apresentações culturais de grupos gospel e regionais. A programação também conta com a recepção aos turistas com intérpretes de espanhol, francês e inglês.

O Equinócio acontece duas vezes ao ano (em março e em setembro), representando as mudanças de estações. É o período em que o dia e a noite tem a mesma duração.

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile