Da Redação
A superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante; a diretora técnica, Suelem Amoras; e o diretor de administração e finanças do Sebrae no Amapá, Marcell Harb; receberam dirigentes da Região Norte, que participaram da Reunião da Abase Norte – Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais/Norte, na sede da instituição em Macapá, nesta terça (24), das 9h às 13h.
Alcilene Cavalcante informou que a 4ª Reunião da Abase/Norte reuniu os dirigentes dos Sebraes e técnicos do Grupo de Trabalho (GT) da COP 30, para tratar e detalhar as ações com as diretrizes e proposições do evento mundial; e grandes eventos, de forma que a Amazônia seja um ativo que contribua com o desenvolvimento dos pequenos negócios.
Estiveram na reunião da Abase Norte, em Macapá, o presidente da Abase, Anacleto Ortigara; secretária executiva da Abase, Cassiana Brandão; presidente titular da Abase na Região Norte e diretora técnica do Sebrae no Amazonas (AM), Lamisse Said;diretor de administração e finanças do Sebrae Acre (AC), Vandré Prado; diretora técnica do Sebrae Pará (PA), Domingas Ribeiro; diretor de administração e finanças do Sebrae Rondônia (RO), Eduardo Valente; diretor técnicos do Sebrae Roraima (RR), Francisco Rabelo; superintendente do Sebrae Tocantins (TO), Rérison Leite.
Na ocasião, o secretário de Estado do Planejamento do Amapá, Lucas Abraão, que representou o governador Clécio Luis, na Reunião da Abase Norte, declarou que participou por dois motivos.
“Primeiro, para dizer o quanto tem sido produtiva a relação e a integração entre Governo do Estado e o Sebrae Amapá, e estimular que os outros estados também vivam essa cooperação, vivam essa parceria que para nós tem sido muito frutífera. Muito do que a gente consegue entregar para a população amapaense é fruto de cooperação com o Sebrae; em segundo lugar, viemos para falar sobre a COP 30, sobre o desejo de participar de forma integrada entre os Sebraes e os governos estaduais da Região Norte”, disse o secretário Lucas Abraão.
COP
A COP é a sigla para Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Trata-se de uma reunião anual que reúne representantes de governos de todo o mundo para discutir medidas de combate à mudança climática.
O presidente nacional da Abase, Anacleto Ortigara, destacou a Reunião da Abase na Região Norte do país, que por sua natureza, a Região Amazônica é riquíssima, com temas de altíssima relevância, com um encontro de líderes extremamente comprometidos com o desenvolvimento de toda uma grande região.
“Claro, dentro desse contexto, fortalecendo os pequenos negócios, é uma oportunidade singular para que tenhamos nessa troca, o movimento acertado em favor do cumprimento da missão institucional do Sebrae. É um privilégio poder desfrutar de tudo o que se tem na visita de um estado tão agradável quanto é o estado do Amapá, em especial aqui na sua capital, em Macapá, que quem não veio, deve vir para conhecer, ficar mais próximo. É um privilégio desfrutar do que tem aqui do ambiente, das pessoas, dos lugares. Mas, além disso, levar daqui a certeza de que na discussão do aprimoramento das ações em cada estado, nós crescemos como institucional. O Sebrae fica melhor porque todos que estão neles querem o melhor e a consequência disso, é o fortalecimento dos pequenos negócios em todo o Brasil”, afirmou o presidente da Abase, Anacleto Ortigara.
Reunião
Conduzida pela presidente titular da Abase Norte, e diretora técnica do Sebrae Amazonas/AM, Lamisse Said, reforçou que discutiram uma pauta extensa de como atuar em conjunto, para que a Região Norte fique mais fortalecida e que as pautas sejam realmente acatadas perante o Sebrae Nacional.
“Temos aí um tema importantíssimo que está muito em evidência, que é a COP 30. Como nós da Amazônia recebendo uma COP em Belém do Pará, podemos nos organizar como Sebrae, como Sistema Sebrae, para que essa COP beneficie os pequenos negócios, principalmente nos temas escolhidos, que são Startup, Turismo e Artesanato. Como preparar essas empresas que a gente já trabalha para que elas usufruam dessa COP e traga retorno tanto de renda, quanto de aumento do número de empregos. Essa é a nossa preocupação, fortalecer o Sistema Sebrae, via suas regiões para que, em conjunto possamos alcançar cada vez melhores patamares de soluções para as micro e pequenas empresas, que são o nosso público-alvo e o motivo da nossa atuação sistêmica”, finalizou a vice-presidente titular da Abase Norte, e diretora técnica do Sebrae Amazonas/AM, Lamisse Said.
GT
Pela manhã, paralelamente, ocorreu a Reunião da Abase Norte e do Grupo de Trabalho COP 30, que tem como membros no Sebrae Pará (PA), Daniel Berg, e Geiza Roberta Begot Lima; do Sebrae Amazonas (AM), Vicente de Paulo Schettini, e Regina Aymi Loureiro; do Sebrae Acre (AC), Aldemar Maciel; do Sebrae Amapá, Isana Alencar; e do Sebrae nacional, Débora Teixeira; à tarde, foram feitas visitas técnicas às startups atendidas, na temática de bioeconomia para que os participantes pudessem conhecer as melhores práticas do sebrae no Amapá.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: