Banner
A Cachoeira do Pium, no município de Amapá, onde os técnicos observaram o despejo de lixo | Fotos: SETUR
Turismo

Despejo de lixo ameaça um paraíso natural no interior do Amapá

Cleber Barbosa, da Redação

Vacina Amapá – 2 dose

Uma missão da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com o Sindicato dos Guias de Turismo do Amapá (Singtur) foi até o município de Amapá (AP), distante 208 quilômetros de Macapá, para levantamento do potencial de um novo produto turístico, a Cachoeira do Pium. Trata-se de um verdadeiro paraíso emoldurado em uma natureza exuberante do bioma costeiro do estado, mas infelizmente já ameaçado por alguns frequentadores.

Os especialistas como o guia Sandro Borges, reclamam do despejo de entulhos. “O lugar é privilegiado pela natureza, porém os visitantes estão deixando as belezas da cachoeira oculta pelo lixo. Foi impactante o que encontramos. Precisamos mudar essa realidade, lugar de lixo é no lixo”, pondera o representante do estado na missão.

Mobilização

Além da equipe técnica da SETUR Amapá, também integravam a delegação representantes da Secretaria Municipal de Turismo de Ferreira Gomes, município vizinho e que também apoio a criação de um roteiro integrado. “Não adianta levar sacolas plásticas e descartar no local, pois não existe o sistema de recolhimento, a responsabilidade é exclusiva dos frequentadores. Seja consciente, o impacto do lixo na natureza é devastador, além de ser um crime ambiental”, acrescentou o guia de turismo Sandro Borges.

Leia também:

Acompanhe mais imagens do interior do município de Amapá

Compartilhe: 

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile