Banner
Influenciador Rariomar Raridade, que é santanense, estrela uma nova campanha do Sistema OCB no estado | TV
Economia

Cooperativismo do Amapá inova e adota linguagem regional em campanha

.

Cleber Barbosa, da Redação

A OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) foi criada para ser a voz das cooperativas brasileiras. Bem a propósito, a representação local, a OCB Amapá, acaba de lançar uma nova campanha voltada a celebrar os bons resultados no estado e ao mesmo tempo sensibilizar a todos para a importância do trabalho cooperativo.

Para isso, escalou um jovem talento local para apresentar o filme de estreia da campanha, o radialista e influenciador Rariomar Raridade, que é de Santana.

No reclame, ele usa bordões que o fizeram ser popular especialmente nas redes sociais, para mostrar que o coorperativismo tem essa possibilidade de impulsionar pequenos empreendimentos a ser grande, num protagonismo que faz jus aos números que o setor já produz para o conjunto de tudo o que o estado produz.

“Na verdade a linguagem é a nossa do dia a dia, nossa intenção é provocar empatia, proximidade e apelo popular”, diz o apresentador.

Mercado

Para o superintendente dos Sistema OCB/AP, Michel Araújo, os principais desafios que os pequenos produtores enfrentam são conseguir comercializar seus produtos, comprar insumos e suprimentos que são necessários para a produção rural. “Os grandes concorrentes são os grandes produtores, que vendem seus produtos a preços competitivos e conseguem grandes volumes de vendas. A melhor alternativa para os pequenos agricultores, por exemplo, é a cooperativa, comercializar produtos a preços acessíveis faz toda a diferença”, ensina.

E ele tem razão, pois neste modelo de negócio, uma empresa com interesses coletivos, a administração ocorre de forma conjunta e democrática. Seus valores são de ajuda recíproca, com democracia e responsabilidades associadas sob regime de união e cooperação. As cooperativas rurais também são instrumento importante para a segurança alimentar nacional e a base para gerar empregos no campo.

História

A OCB no Amapá, surgiu em 1988 no ano da promulgação da Constituição Federal do Brasil, por iniciativa de dirigentes de cooperativas e com apoio de técnicos da Extensão Rural do Amapá, com o nome de Organização das Cooperativas do Estado do Amapá-OCEAP.

Em 1999 foi instalado no Amapá o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo-SESCOOP AMAPÁ. EM 2003 a OCEAP, muda personalidade jurídica para sindicato, passando então a se chamar Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amapá- OCB AMAPÁ.

Mas a primeira iniciativa é até bem anterior, com a Cooperativa Agrícola Escolar de Macapá Limitada, fundada em 15 de outubro de 1944. Dentre suas atividades havia o cultivo de frutas e hortaliças e a criação de aves pelos alunos. Dez meses após sua fundação, foi realizada então a I Feira Livre de Produtos Agrícolas do Território Federal do Amapá, tornando-se referência para a população a aquisição de produtos da agricultura do Amapá.

Acompanhe o lançamento do filme da OCB/AP no link abaixo:

https://fb.watch/oHj-cwwYER/

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile