Banner
Opinião

Coluna ARGUMENTOS, quinta-feira, dia 18 de janeiro de 2024.

Mercado

O SENAI Amapá abriu o edital de Processo Seletivo para reserva de vagas no Programa de Aprendizagem Industrial, direcionadas às indústrias contribuintes. A coluna apurou ainda que o processo leva em conta o cumprimento da cota de aprendizes, a fim de atender demandas nos municípios de Macapá e Santana e no Vale do Jari (Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Monte Dourado).

Agro

Produtores que participaram de reunião da Câmara Setorial da Soja, em Brasília, expõem preocupação com os prejuízos decorrentes da instabilidade climática em todas as regiões do país. Com base nos dados coletados pelas 15 Aprosojas Estaduais, a safra 2023/2024 já chega a 135 milhões de toneladas, bem abaixo do que tem sido divulgado.

Turismo

Com o início de um novo ano, aqueles que gostam de viajar já estão se programando para conhecer ou revisitar destinos. As tendências de viagem e as motivações para fazer as malas incluem lazer, personalização das programações, experiências de luxo e destinos inéditos, conforme apontam estudos.

Educação

O Novo Ensino Médio (NEM), cujas regras começaram a ser aplicadas em 2022, pode ser substituído por outro modelo. A discussão sobre as mudanças, já iniciada no Congresso, deve continuar em 2024. Além de um projeto apresentado pelo governo (PL 5.230/2023), o ano também foi marcado por debates na Subcomissão (Ceensino), no Senado.

Artigo

 

“Reforma tributária: ainda é cedo para comemorar”, é o título do artigo de Samuel Hanan , engenheiro com especialização nas áreas de macroeconomia, administração de empresas e finanças, empresário, e foi vice-governador do Amazonas (1999-2002). Autor dos livros “Brasil, um país à deriva” e “Caminhos para um país sem rumo”. O texto está disponível em nosso Blog no endereço www.cleberbarbosa.net.

Polícia reforçada

 

O governador Clécio nomeou 202 novos agentes e oficiais da Polícia Civil do Amapá.
Os servidores do Estado chegam para reforçar as estratégias da Segurança Pública, com ótima capacitação.

AS ÚLTIMAS

SOCIAL – O governador Clécio lançou na quarta-feira, 17, o programa ‘Amapá Sem Fome’, que terá duração permanente e possui o objetivo de tirar o estado do mapa da fome. Serão destinados R$ 24 milhões para a estratégia, que inclui políticas públicas idealizadas para atender, prioritariamente, os 13% da população amapaense que possuem uma ou nenhuma refeição diária. Com recursos de emendas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre e pela então deputada federal Aline Gurgel, o maior programa de segurança alimentar da região Norte será executado ainda em 2024. Projeto prevê a implementação de ações como Vale Gás Social, Restaurante Popular e kits nutricionais para crianças.

MACAPÁ – Nesta quinta-feira (18), o prefeito Furlan dá Ordem de Serviço da construção da Praça Mestre Guiga Melo, no Residencial Mestre Oscar, bairro Ipê.Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) será a executora e fiscalizadora das atividades que incluem instalação do Espaço Família, campo de grama sintética, calçamento e iluminação em led, na primeira etapa de construção serão investidos R$ 2.700.000 de emenda Federal do senador Randolfe Rodrigues, mais contrapartida do Tesouro Municipal. Guiga Melo, nasceu em Caruaru (PE), em 1958. Foi ator, diretor teatral e produtor cultural. Atuou em Macapá por mais de 30 anos.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile