Banner
Opinião

Coluna ARGUMENTOS, domingo e segunda-feira, 4 e 5 de julho de 2021.

Segurança

Vacina Amapá – 2 dose

Com o uso de tecnologias de ponta, o Governo do Amapá avança no combate à criminalidade, segundo anuncia o titular da Secretaria da Justiça e Segurança Pública, coronel Carlos Souza. Ele lançou na sexta-feira, dia 2, duas importantes e modernas ferramentas para o combate à criminalidade e integradas com as forças de segurança de todo o país.

Memória

Teremos mudança na atual composição da bancada federal do Amapá em Brasília. Sai o deputado federal Luiz Carlos (PSDB/AP), entra Pedro Dalua (PSC/AP). O primeiro, que é advogado, assumiu ontem (3) o cargo de presidente da Agência Amapá de Desenvolvimento; e o segundo é o suplente habilitado a assumir a titularidade do mandato.

Validade

O médico vererinário Marcus Rezende, que integra nosso time do Portal do Agro, opinou sobre as investigações a respeito de lotes com vacinas vencidas da AstraZeneca. Para ele, é preciso apurar se mesmo com prazo de validade ultrapassado, as propriedades imunizantes podem ter permanecido ativas.

Decisão

O STF determinou ao Ministério da Saúde a adoção de medidas para garantir respeito ao gênero com o qual o paciente se identifica. O objetivo é permitir que homens e mulheres trans tenham acesso igual a ações e programas de saúde com a alteração do sistema de informação do SUS, mantendo marcações de consultas e de exames.

Mulher


O Senado aprovou esta semana, por unanimidade, um projeto que inclui no Código Penal o crime de violência psicológica contra a mulher. A proposta já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e seguirá para sanção do presidente Jair Bolsonaro. Pelo texto aprovado, a punição para o crime será reclusão de seis meses a 2 anos e pagamento de multa. A pena pode ser maior se a conduta constituir crime mais grave.

Mais chuvas

Os modelos climáticos do Núcleo de Hidrometeorologia do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá prevêem precipitações de até 200 milímetros nas áreas central, norte e leste do estado. Já para a região sul e oeste, as chuvas devem ficar abaixo da média para o período, com a concentração de chuvas de aproximadamente 150 milímetros.

As últimas

POLÍCIA – O Governo do Estado entregou mais uma obra do programa Estado Forte, Povo Seguro, no conjunto habitacional Macapaba. Dessa vez, foi o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), um investimento de R$ 2.126.000 milhões, com recursos estaduais, de emenda de bancada e dos Fundos de Segurança e Penitenciário Nacional. A obra faz parte do Complexo de Segurança do conjunto habitacional, que também possui uma unidade da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Foi entregue ainda uma viatura nova para a unidade do Ciosp, com a intenção de dar apoio à coordenação e às atividades policiais dentro do conjunto e nos bairros da região.

BANCÁRIOS – Os trabalhadores de agências bancárias da capital que possuem mais de 18 poderão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 das 8h às 13h. O imunizante estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Novo Horizonte, Congós e Raimundo Hozanan. Para receber a primeira dose é necessário apresentar os originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência, carteira de vacinação e documento que comprove vínculo com a empresa. As pessoas de 41 anos nascidas entre 01 de julho a 31 dezembro receberão a primeira dose do imunizante entre 9h e 15h nos pontos de drive-thru localizados em diversos pontos da cidade.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile