Banner
Glauco Cei, deputado Charles Marques, Alm. Alípio Jorge e Pres. Kaká Barbosa | Fotos: Gerson Barbosa/ALAP
Política

Autor do projeto “Rios de Cidadania”, almirante é condecorado no Amapá

Cleber Barbosa, da Redação

GOVE  mobile

O almirante-de-esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva, ex comandante do 4º Distrito Naval (PA, AP, MA, PI) foi condecorado nesta terça-feira (27) em Macapá com as duas maiores honrarias do povo tucuju, como Cidadão Amapaense e Cidadão Macapaense. As comendas foram entregues nas respectivas casas legislativas, na Assembleia Legislativa pela manhã, e na Câmara Municipal à tarde. O militar atualmente é o comandante em chefe da Esquadra Naval, no Rio de Janeiro. A proposição para homenageá-lo foi do deputado Charles Marques (PSDC) e aprovada pela unanimidade dos parlamentares estaduais.

A distinção feita a Alípio Jorge, que chegou recentemente ao último posto de oficial general na Marinha de Guerra, foi por sua atuação na criação do projeto Rios de Cidadania, em 2017, quando o Navio Auxiliar Pará (NA Pará) percorreu diversas comunidades ribeirinhas realizando todo tipo de atendimento em saúde e cidadania. “Foi uma grande mobilização de diversas instituições para garantir o máximo de serviços à nossa população ribeirinha, pois em muitas comunidades isoladas deste país só as nossas Forças Armadas é que podem chegar, com a presença do Estado brasileiro”, diz Glauco Cei, presidente da SOAMAR (Sociedade Amigos da Marinha).

Parlamento

O almirante-de-esquadra Alípio Jorge e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Kaká Barbosa | Foto: Gerson Barbosa

Além dos militares, estiveram presentes na cerimônia legisladores, a promotora de Justiça, Ivana Cei, o juiz de direito Rogério Funfas e demais convidados. Por dez minutos, o almirante Alípio Jorge discursou da Tribuna de Honra da Casa. Agradeceu ao Parlamento a homenagem e também a parceria que a Assembleia Legislativa mantém com a Marinha do Brasil. “Sabemos do compromisso desta Casa com a sociedade amapaense, em particular com os ribeirinhos, assistidos com as ações de saúde da Marinha, que acontecem por meio de parceria com a Assembleia Legislativa e demais poderes”, destacou.

Para o presidente da ALAP, deputado Kaká Barbosa (PR), a Marinha do Brasil tem sido uma importante parceira para garantir assistência à saúde ao povo ribeirinho. “Esta Casa cumpre com o seu papel social. Temos a missão de fiscalizar, mas, também, compreendemos que podemos colaborar com o social, como tem sido com outras instituições filantrópicas que realizam importante papel em proporcionar aos mais carentes uma vida mais digna”, ressaltou Kaká Barbosa, que foi presenteado com um quadro que trata bem o trabalho da Marinha do Brasil. “Nos sentimos honrados com a lembrança”, enfatizou o presidente da Assembleia Legislativa.

Além do título de cidadão, 17 policiais militares receberam a medalha Dedicação Policial Militar. As comendas, nos graus bronze, prata e ouro, correspondem a 10, 20 e 30 anos de tempo de serviço efetivo, respectivamente.

 

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile