Banner
Estados e setores do governo estão otimistas com licença, pois Brasil corre o risco de voltar a importar petróleo.
Economia

Brasil perde potencial e petróleo no Amapá apontado como solução

Cleber Barbosa, da Redação

Há um otimismo na Petrobras e em estados favoráveis à abertura da Margem Equatorial para exploração de petróleo e gás esse ano. O marco esperado é a aprovação da licença ambiental para a perfuração na Foz do Amazonas, sucedida da autorização do Ibama para as bacias adjacentes.

Essa Margem Equatorial visada pelo setor de petróleo – não apenas a Petrobras – é uma nova fronteira, praticamente intocada. A indústria tenta convencer a sociedade de que, sem novas reservas, o Brasil voltará a ser importador de petróleo, sacrificando a autossuficiência conquistada com o pré-sal.

Na Foz do Amazonas, os prospectos mapeados pela companhia têm um volume inicial estimado em mais de 6 bilhões de barris, que ainda precisam ser validados pelos poços.

Salvo na Bacia Potiguar, um projeto antigo e com características próprias, não foram perfurados poços nas regiões licitadas há mais de dez anos com a intenção de empurrar a exploração para águas profundas.

Por lá, a Petrobras conseguiu a licença no ano passado, como o Ibama já havia concedido nas primeiras fases da exploração no Rio Grande do Norte, mas a companhia ainda não divulgou o resultado do poço, isto é, se encontrou a extensão da descoberta original ou não.

Sem essas descobertas, o Brasil vai chegar a 2050 produzindo menos de 1 milhão de barris/dia de petróleo, reforçou o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Joelson Mendes, em entrevista ao estúdio epbr, em março.
Essa foi uma das mensagens levada pelo mercado global de petróleo para a CERAWeek: a transição energética deve ser feita sem choque na oferta de energia.

O otimismo é contido em setores do governo federal, até mesmo entre os que defendem a exploração. Há uma resistência na área ambiental, simbolizada pela ministra Marina Silva (Rede) com uma matriz energética (e econômica) que se apoie no crescimento da produção de óleo nos nossos cenários domésticos de descarbonização até 2050, o almejado net-zero.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile