Banner
Opinião

Coluna ARGUMENTOS, domingo e segunda, 21 e 22 de janeiro de 2024.

.

Legislação

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) Digital deve começar a funcionar a partir de 1º de março de 2024, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. A nova modalidade visa a simplificar o pagamento do benefício por empregadores, poupando o tempo das empresas. A coluna apurou que haverá um total de 5 mudanças são esperadas por causa da digitalização do FGTS.

Garimpo

Brasileiros presos na Venezuela por garimpo ilegal serão julgados dia 23. Trata-se de um grupo de 18 brasileiros presos na Venezuela acusados de garimpo ilegal na fronteira do país com a Guiana começam a ser julgados na terça-feira, dia 23, em Puerto Ordaz. São 16 homens e duas mulheres que estão detidos na cidade de San Félix.

História

Aberta programação de aniversário de 254 anos da vila de Mazagão Velho, conhecida pelas belezas naturais, pela história e pela religiosidade de seu povo, com ponto alto na Festa de São Tiago. As celebrações iniciam às 5h de terça-feira, 23, com a alvorada festiva em frente à igreja de Nossa Senhora da Assunção.

Mercado

Ainda sobre mineração, o ex-ministro da Fazenda nos governos de Lula e Dilma Guido Mantega anseia ocupar um dos cargos executivos na Vale. Segundo relato de pessoas próximas, Mantega aceita integrar o conselho de administração da empresa, mas teria pretensão real de chegar ao posto de presidente.

Mineração

O Amapá está diante de uma oportunidade única de diversificar e alavancar seu desenvolvimento econômico por meio do aproveitamento responsável de seus recursos minerais. Reconhecido por sua abundância de minerais valiosos, sendo destaque na produção de manganês, ferro, ouro e tântalo. As reservas desses minerais oferecem potencial significativo para investimentos.

Carnaval do Povo

“É carnaval, todo ano já é tradição! Com o Placa Luminosa, atrás do bloco, lá vem o povão”, já anuncia a música ‘Carnaval do Povo’, do álbum ‘Placlarear’, da Banda Placa. O retorno do evento de mesmo nome da canção.

AS ÚLTIMAS

SEGURANÇA – Na próxima segunda-feira, dia 22, às 7h30, a Guarda Civil Municipal de Macapá inicia o curso de treinamento de manuseio das armas de fogo. Ao final do curso, os guardas serão habilitados para futuramente ter direito ao porte de arma institucional.
O curso atenderá 200 agentes municipais, divididos em cinco turmas de 40. O treinamento será com as armas: Pistolas, Carabinas (ambas semiautomáticas com calibre 9mm) e Espingardas (modelo militar 12).
A formação e avaliação psicológica é realizado pela Expert Treinamentos, especialista em habilitações táticos operacionais com armas de fogo.

ESTIAGEM – O Amapá passa a integrar, de forma inédita, o mapa nacional do programa ‘Monitor de Secas’, que reúne dados de todo o Brasil. Com as informações de recorte local, será possível realizar ações preventivas para amenizar os impactos causados por eventos climáticos adversos, como a estiagem de 2023. A integração do estado no programa começou em maio de 2023, com a adesão ao Pacto de Governança das Águas, assinado pelo governador Clécio Luís. Com a publicação do mapa, o estado passa a monitorar a seca de leve à extrema. O marco representa o desdobramento da capacitação de agentes públicos estaduais e municipais realizada no final de 2023, entre GEA e ANA.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile