Banner
Mineradora busca eliminar situações que mesmo sem lesão representam risco para a vida do trabalhador | MT
Economia

Mina Tucano educa seus funcionários contra os “quase acidentes”

Da Redação

Vacina Amapá – 2 dose

Para celebrar o Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho, a Mina Tucano, produtora de ouro localizada a cerca de 200 km de Macapá (AP), promove de 27 a 30 de julho a campanha “Todos juntos contra os quase acidentes” para educar o público interno sobre a prevenção dos eventos com alto potencial de risco.

Tomando como referência a pirâmide de Frank Bird, escala que relaciona tempo e gravidade das ocorrências no trabalho, e mostra que em cada 600 quase acidentes, 30 são lesões incapacitantes com afastamento, a empresa pretende sensibilizar os colaboradores sobre essa realidade.

Para Renato Lopes, Coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Mina Tucano, evitar eventos com potencial é uma maneira de prevenir ocorrências mais graves. “A cultura do Zero Acidente, ou seja, sem afastamento por lesão, passa por uma empresa sem fatos com potencial risco. Se quisermos manter nosso padrão de baixo índice de LTI, devemos cuidar de toda e qualquer situação”.

Entre as atividades, a campanha prevê uma exposição de fotografias sobre o tema dentro da empresa, além do Webinar “Todos juntos contra os quase acidentes”, que promove um debate com os funcionários sobre as situações reais que ocorreram na mineradora. De acordo com Lopes, toda a iniciativa se justifica pela cultura interna de buscar ser Além de Zero Acidente. “Ser Além de Zero é ser responsável pela sua vida e dos outros e, inclusive, eliminar os quase acidentes”, pontua.

Olimpíadas de Segurança

O dia 27 de julho já se tornou uma data tradicional para a empresa. Em 2020, a Mina Tucano lançou a Olimpíada de Segurança, com atividades lúdicas sobre Segurança no Trabalho entre os diferentes setores. Durante o intervalo de um ano, as equipes que mais cumpriram mais ações de segurança foram premiadas com o troféu Capacete de Ouro. “Essa é uma forma de reconhecer os setores mais engajados e comprometidos. Uma competição que todo mundo sai vencedor”, explica Renato.

A ideia trouxe bons resultados para a Mina Tucano e atualmente está sendo levada para a operação da Great Panther Mining no México. “Nós queremos ver todos os nossos colaboradores inseridos na cultura de prevenção aos acidentes de trabalho”, afirma.

Mina Tucano

A Mina Tucano é uma das maiores minas de ouro a céu aberto no Brasil, localizada a 200 km de Macapá, no Amapá. Subsidiária da Great Panther Mining Limited, empresa listada na Bolsa de Valores de Toronto, a Mina Tucano soma aproximadamente 3,4 milhões de onças de ouro em recursos minerais e 1,47 milhão de onças em reservas.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile