Banner
Dia de São José faz moradores, autoridades e empreendedores pedirem ao padroeiro retomar à vida, negócios.
Turismo

Macapá de São José, retratada em fotos e monumentos da cidade

Texto: Cleber Barbosa | Fotos: MR Fonseca

O fotógrafo amapaense Manoel Raimundo Fonseca, o MR Fonseca, usou suas redes sociais no feriado prolongado pelo Dia de São José – o padroeiro dos amapaenses – para reverenciar o santo, mas também lembrar da grande expressão turística que monumentos relacionados a eles têm para o turismo local.

Vale lembrar que além da Pedra do Guindaste, ao lado do Trapiche Eliezer Levy, o maior monumento arquitetônico da cidade está ali ao lado e foi inaugurada num dia como o 19 de março: a Fortaleza de São José de Macapá, do ano de 1782. O resgate a essas tradições e valores pode ajudar a traçar planos e metas para a retomada do setor, pois os registros atuais são de incertezas e até prejuízos à cadeia econômica.

Fortaleza de São José

Construída em 1782 às margens do rio Amazonas, o monumento faz aniversário também em 19 de março. A Fortaleza de São José de Macapá se localiza a esquerda do rio Amazonas, próxima a antiga Província dos Tucujus, atual cidade de Macapá, no estado do Amapá, no Brasil.

Pedra do Guindaste

A Pedra do Guindaste é um monumento localizado em frente à cidade de Macapá, ao lado do Trapiche Eliezer Levy, cerca de 300 metros da margem do rio Amazonas. Inaugurada em 1958, a pedra original foi derrubada pela colisão de um barco em 1973.

Paralisação 

Poucos setores da economia sofreram tanto com a pandemia quanto o do turismo. Aviões no solo, ônibus nas garagens, hotéis fechados, atrações turísticas canceladas, pacotes suspensos foram as marcas de 2020. Na Braztoa, Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, as vendas caíram mais de 50% em relação aos R$ 19 bilhões apurados em 2019. A perda de empregos no setor é estimada em 1 milhão de vagas – incluindo funcionários diretos e indiretos de outras empresas que prestam serviços relacionados à atividade.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile