Banner
Na primeira edição em 2016, concurso consagrou o chef Orazio Cattani como vencedor | Foto: Abrasel
Turismo

Concurso premiará o melhor chef de cozinha do Amapá em 2019

Em sua quarta edição, o concurso organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amapá (ABRASEL-AP) colocará em destaque o profissional que melhor elaborar e apresentar sua receita para um corpo de jurados especialistas. Com o tema “resgate cultural na culinária amapaense”, o concurso vai definir um cozinheiro ou chef de cozinha como melhor profissional do estado em 2019. O tema desta quarta edição tem como inspiração a evolução da culinária amapaense por meio do resgate cultural. O concurso ocorrerá no dia 01 de junho no SEBRAE Amapá.
Segundo o turismólogo Sandro Bello, da coordenação do evento, o concurso de culinária tem garantido visibilidade e posicionamento no mercado aos profissionais que participam. As inscrições são gratuitas e o interessados devem cumprir os requisitos do regulamento e se submeterem às etapas de classificação até chegar à final com a defesa prática para uma comissão de jurados especialistas.

Regulamento
O concurso definirá o cozinheiro ou chef de cozinha como o melhor profissional em 2019, com a chancela da Abrasel no Amapá e dos críticos gastronômicos que compõem o júri.
Para participar do Concurso Gastronômico é necessário:
1) Ter ou completar 18 (dezoito) anos até a data do início do concurso (27/04/2019);
2) Ser Amapaense ou residir no estado há pelo menos 02 (dois) anos;
3) Ser cozinheiro, podendo ou não ter formação em curso profissionalizante, técnico superior, ou superior na área de Alimentos, Cozinha ou Gastronomia.
4) Ter pelo menos 02 (dois) anos de experiência profissional, comprovado através de Curriculum Vitae (com endereço eletrônico e número de celular ou de contato inclusos).
a) O candidato responde com a desclassificação do concurso por qualquer informação inverídica.
5) O candidato deverá ter perfil pessoal na rede social facebook.
6) O candidato deverá apresentar 01 (um) prato de sua autoria;
a) Cada candidato só concorre com 01 (uma) única receita (prato);
b) A receita deve conter ingredientes da culinária regional;
c) O candidato deverá descrever ao final da receita, o porquê da escolha dos ingredientes;
7) O candidato deverá enviar seu Curriculum, a receita e a foto do prato escolhido, digitalizado, no período do dia 27 de abril a 10 de maio de 2019, até às 23h, para o seguinte endereço eletrônico: [email protected]
a) Serão desclassificados quaisquer e-mails após o horário estabelecido. O candidato receberá e-mail confirmando sua participação.
8) A comissão julgadora independente, que será formada por personalidades de relevantes conhecimentos/experiências na área, escolherá 03 (três) finalistas com base nos critérios: apresentação, harmonização e paladar.
a) A Comissão julgará a receita sem saber quem são os autores, para evitar decisões e/ou opiniões tendenciosas.
a) A Comissão avaliará a receita bem como justificativa da escolha dos ingredientes e a foto do prato;
9) Os finalistas receberão a notificação oficial, por e-mail em dia após a realização da pré-seleção.
a) Serão desclassificados os concorrentes que tornarem público, via redes sociais, sua classificação, a receita e a foto do prato concorrente, observando o critério de imparcialidade da banca examinadora adotado por essa comissão.
b) Cada finalista deve levar seus utensílios, instrumentos e pequenos materiais (processador, faca elétrica, liquidificador e panelas para placa de indução). E deverá entrar em contato com a Comissão Organizadora para validar seu material complementar.
c) Cada finalista terá 45 (quarenta e cinco) minutos para executar seu prato.
d) Os finalistas poderão levar os grãos (feijão, grão de bico, lentilha, etc) demolhados.
e) A demonstração do tema imposto deverá ser apresentada em 06 (seis) porções degustação individuais, sendo: 01 (um) para foto e apreciação do público e 05 (cinco) para degustação do Júri.
f) Todos os elementos contidos no prato deverão ser comestíveis, decorativos ou não.
10) Os finalistas deverão arcar com todos os seus insumos e pratos decorativos para a preparação e apresentação dos mesmos, para avaliação de júri especializado.
11) Todos os classificados receberão um certificado de participação no concurso.

 

Deixe Seu Comentário abaixo: