Banner
Levantamento dos Indicadores da Pesquisa Mensal de Serviços Amapá do IBGE feito em agosto | Arte: CNC
Economia

Pelo terceiro mês, setor de serviços do Amapá registra crescimento

Em agosto de 2018, o setor de serviços amapaense avançou 1,8% (série com ajuste sazonal) na comparação com julho deste ano. É o terceiro mês consecutivo sem recuo nesse indicador. Em relação a agosto do ano passado (série sem ajuste sazonal), o volume de serviços caiu 5,2%. Em 2018, o volume acumulado de Serviços é de -6,1%. A taxa acumulada em 12 meses apresentou variação de -7,7%. Esses são os destaques da Pesquisa Mensal de Serviços, cujo material de apoio e demais informações podem ser acessados no site.

 

Serviços avançam em 21 dos 27 estados pesquisados, frente a julho

O Amapá foi um dos 21 estados que obteve resultado positivo em agosto, ficando na nona posição deste ranking. Pernambuco (7,1%), Amazonas (6,4%) e Tocantins (4%), apresentaram os 3 melhores resultados. Por outro lado, Espírito Santo (-1,2%), Maranhão (-1,2%) e Acre (-2,3%) foram os 3 últimos colocados.

A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no País, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

A pesquisa foi iniciada em janeiro de 2011 e apresenta indicadores a partir de janeiro de 2012. Compõem a pesquisa indicadores gerais, sem detalhamento por atividade, para o Brasil e as 27 Unidades da Federação. Para o Brasil, há indicadores por atividade, de acordo com os seguintes grupos e subgrupos: serviços prestados às famílias (alojamento e alimentação; outros serviços prestados às famílias); serviços de informação e comunicação (serviços TIC; serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias); serviços profissionais, administrativos e complementares (serviços técnico-profissionais; serviços administrativos e complementares); transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (transporte terrestre; transporte aquaviário, transporte aéreo; armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio); e outros serviços. Também são produzidos indicadores por atividade para os Estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e o Distrito Federal, com o seguinte nível de desagregação: serviços prestados às famílias; serviços de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio; e outros serviços.

 

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile