Banner
As novas conexões aéreas entre Macapá e o restante do país registram curiosidades como esses voos longos.
Turismo

Guarulhos-Macapá: terceira mais longa viagem de avião do país da Latam

Governo Estadual Header

Cleber Barbosa, da Redação

O voo direto entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) e Macapá (MCP) tem uma duração média de aproximadamente 3 horas e 50 minutos a 4 horas. A distância aérea percorrida é de cerca de 2.655 a 2.680 quilômetros – a terceira maior do país. A rota é operada com voos diretos, principalmente pela LATAM, facilitando a conexão entre São Paulo e o Amapá.

A maior distância entretanto é outra conexão. O maior voo liga São Paulo (Guarulhos) a Boa Vista, capital de Roraima, e passou a ocupar o topo do ranking nacional em distância e tempo de viagem, superando a marca que até então pertencia à Azul.

Em linha reta, o trajeto tem aproximadamente 3.291 quilômetros, conectando o Sudeste ao extremo Norte do país em um único voo, sem paradas intermediárias. Na estreia da operação, o tempo total foi de 4 horas e 17 minutos, com a aeronave cruzando sete estados brasileiros até pousar em Boa Vista.

A rota é operada com os novos Airbus A321neo, modelos mais eficientes e preparados para voos mais longos dentro do mercado doméstico. Com a novidade, a LATAM ultrapassa a antiga ligação Campinas (Viracopos)–Boa Vista, da Azul, que tinha cerca de 3.217 quilômetros e hoje está descontinuada.

Rotas aéreas

A LATAM começou a operar nesta terça-feira (28) a mais longa rota aérea doméstica regular da história do Brasil | Foto: Divulgação Latam

Além do recorde, o novo voo consolida Guarulhos como o segundo aeroporto do Brasil a oferecer ligações diretas para todas as capitais do país. Até então, apenas Brasília mantinha esse status. Recentemente, a LATAM também inaugurou o voo sem escalas entre Guarulhos e Macapá, capital do Amapá.

Com isso, a companhia deixa para trás outras rotas tradicionalmente longas do país, como Rio de Janeiro–Manaus, Porto Alegre–Recife, Recife–Manaus e São Paulo–Rio Branco. Essas viagens costumam durar entre três horas e meia e quatro horas, segundo dados do Flightradar24.

Na prática, a nova operação simboliza uma conexão aérea inédita em extensão dentro do Brasil, encurtando distâncias e ampliando a integração entre regiões historicamente separadas por longas jornadas. (*Colaborou: Julia da Silva, jornalista com experiência em textos jornalísticos e de redação criativa, interessada pelo mundo e por boas histórias.)

 

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner