Banner
Opinião

Coluna ARGUMENTOS, terça-feira, dia 25 de outubro de 2022.

Destaque

Entre os medalhistas amapaenses que participaram da Conexão Paralímpica atendidos pelo projeto “Inclusão social, esporte e práticas corporais para pessoas com deficiência física e visual”., destaque para Guilherme Ribeiro, de 23 anos, é acadêmico da Ueap. O paratleta conquistou sua décima medalha de ouro em menos de um ano.

Mineração

O Dubai Investment Fund, uma das maiores empresas de investimento e gestão de ativos da região Mena (sigla em inglês para Médio Oriente e Norte da África), planeja investir no Ignitica Minerals, projeto que pretende produzir nióbio no Brasil e na Nigéria. No Amapá, a área da RENCA é rica nesse minério, assim como ouro, tântalo, cassiterita e manganês.

Literatura

A Academia Amapaense de Letras (AAL) realiza, quinta-feira, dia 27, às 19h30, no Centro de Convenções João Batista, Sessão Solene para empossar os acadêmicos eleitos em agosto e setembro de 2022. Com 69 anos de existência, a AAL possui 22 acadêmicos imortais. O atual presidente da entidade é o professor Nilson Montoril de Araújo.

Pecuária

A sustentabilidade e a redução da emissão de gases de efeito estufa vêm se tornando cada vez mais relevantes na pecuária de leite, tanto por parte dos consumidores como do dia a dia de pecuaristas e agricultores. Importantes oportunidades se abrem nesse sentido dentro do conceito de análises métricas a partir da constatação de que ‘não se gerencia o que não se mede’.

Valorosos

Além da presidência de Montoril, a Academia Amapaense de Letras tem como vice-presidente, o poeta Manuel Bispo Correa. Entre os 22 sócios titulares do colegiado, portanto todos considerados também imortais, o colegiado conta com os poetas e escritores Carlos Nilson Costa, Fernando Canto Alcinéa Cavalcante e Paulo Tarso Barros.

Ônibus social

Nesta terça-feira a Prefeitura de Macapá entrega micro-ônibus para a Casa Nosso Lar, que atende pacientes em tratamento fora de domicílio. Fruto de Emenda de R$ 300 mil da deputada federal Marcivânia Flexa, do PCdoB.

AS ÚLTIMAS

CAMPO – Durante a VIII Jornada Científica da Embrapa Amapá (Jorcea), na tarde da quinta-feira, 20/10, na Biblioteca da instituição, em Macapá (AP), foi anunciado o rankeamento dos trabalhos de Iniciação Científica dos bolsistas da Embrapa Amapá, apresentados durante o Congresso Amapaense de Iniciação Científica, evento vinculado à programação local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022. O trabalho “Adaptação da prensa artesanal para extração de óleo de pracaxi”, apresentado pela bolsista Kamila Adriane de Souza Viana, aluna de Engenharia Florestal da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) orientada pela pesquisadora Ana Cláudia Lira Guedes, conquistou o 1º lugar.

MP-AP – O Ministério Público do Amapá (MP-AP) sediou reunião do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoa-mento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP), realizada no auditório da Federação do Comércio, centro da capital amapaense. Em pauta, a Jornada Nacional do Colegiado e proposições do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), dentre outros assuntos relacionados ao fomento do conhecimento para membros e servidores. A reunião foi aberta pelo presidente do CDEMP e diretor da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (ESMP/SP), Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, com participação da procuradora-geral Ivana Cei.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile