
Leis aprovadas
Na primeira semana de agosto, cinco projetos do Executivo Estadual, aprovados na Alap, foram sancionados pelo Governo do Estado, todos voltados a beneficiar o servidor público estadual. As proposições tiveram tramitação concluída entre 5 de fevereiro, quando começaram as votações em plenário, e 31 de julho, data em que a sessão legislativa foi interrompida para o recesso parlamentar regimental.
Levantamento
O deputado federal Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) alcançou o primeiro lugar no Ranking dos Políticos entre os representantes da bancada federal do Amapá. A avaliação compara o desempenho de senadores e deputados de todo o país com base em critérios como combate a privilégios e eficiência no uso dos recursos públicos.
Licença
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, acredita que a companhia está “perto de um consenso” para a licença da exploração da Foz do Amazonas. A informação é da Agência Eixos. “Nossa perspectiva é de que dia 12 (terça-feira) seja decisivo para se estabelecer as condições e a data para a Avaliação Pré-Operacional (APO). Já conversei pessoalmente com o presidente do Ibama, que está ciente de tudo que estamos apresentando, de todos os condicionamentos operacionais”, afirmou.
Atendimento ao cidadão
Na penúltima parada, na comunidade de Igarapé Novo, em Itaubal, a 2ª Jornada do Super Fácil das Águas contabilizou mais de 2 mil atendimentos a ribeirinhos de comunidades próximas ao município, em apenas quatro dias de ação. A unidade móvel do Governo do Amapá, coordenada pelo Sistema Super Fácil, está desde o dia 5 de agosto navegando pelos rios e levando cidadania, direitos civis e dignidade a comunidades de difícil acesso.
Agosto Dourado
O Governo do Amapá lançou nesta segunda-feira, 11, a campanha “Zero Bicos Artificiais”, como parte da programação do Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A ação que aconteceu no Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá, visa conscientizar profissionais de saúde e mães sobre os prejuízos que mamadeiras, chupetas e outros bicos artificiais podem causar ao processo de amamentação.
Manejo Sustentável
O Governo do Amapá inicia nesta terça-feira, 12, a segunda etapa do projeto de novas concessões florestais estaduais com a realização da 1ª audiência pública participativa, que será realizada no Plenário II da Assembleia Legislativa (Alap), em Macapá. O evento coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), reúne a participação ativa da sociedade civil e de representantes dos segmentos público e privado.
AS ÚLTIMAS
NOVO ESPAÇO – O Governo do Amapá vai inaugurar o novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), que passa a funcionar na Avenida José Antônio Siqueira, n. 875, no bairro Laguinho, em Macapá. O espaço foi planejado para oferecer mais conforto a pacientes e servidores, com recepção, copa, salas de atendimento e enfermarias para acolhimento noturno de pacientes em acompanhamento médico. Para tornar o ambiente mais acolhedor, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apostou na arte como elemento terapêutico e de identidade cultural. Três jovens artistas grafiteiros: Edricy, Murilo e Senn, assinam as pinturas que trazem a Amazônia como inspiração, criando um “abraço visual” a quem chega.
OPERAÇÃO SHAMAR – O trabalho ostensivo e preventivo durante a primeira semana de trabalhos da Operação Shamar em todo o Amapá apresentou números exitosos no combate a violência contra a mulher e ao feminicídio. Segundo a delegada Marina Guimarães, titular da Delegacia de Atendimento a Mulher (DEAM) de Macapá e coordenadora da operação no estado, desde o início das ações, no dia 1º de agosto até esta quinta-feira, 7, “Dia D da Shamar”, foram registrados 151 boletins de ocorrência relacionados à violência doméstica, 72 solicitações de medidas protetivas, 18 inquéritos policiais instaurados e 13 prisões em flagrante.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: