
Desenvolvimento econômico
Para ampliar ainda mais o potencial do manejo florestal aliado ao processo de desenvolvimento do estado, o Governo do Amapá apresentou nesta terça feira, 9, o Programa de Cooperação Amapá-Itália. Ação é realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Saúde
Ao entregar a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), no início de julho, o Governo do Amapá também investiu em equipamentos modernos, ampliando a assistência de alta complexidade como a hemodiálise à beira leito, essencial quem precisa filtrar o sangue quando os rins não funcionam.
Equilíbrio fiscal
O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, afirmou que a emenda constitucional que altera as regras do pagamento de precatórios (EC 136) tem um grande significado para o Parlamento e para toda a sociedade brasileira. Segundo Davi, a medida vai ajudar estados e municípios a equilibrar suas contas e a investir nas políticas sociais. Ele disse que a norma é um marco para a sustentabilidade fiscal e econômica do Brasil.
Prevenção
A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) realiza, na próxima quarta-feira, 10, a programação alusiva ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. Com o tema “Intersecções entre educação, saúde mental e políticas públicas”, o evento visa ampliar o diálogo sobre o papel da universidade e da sociedade na promoção da saúde mental.
Desfiles cívico
O Governo do Amapá, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), vai realizar uma série de desfiles cívicos que celebram a Independência do Brasil e reforçam valores educacionais, culturais e ambientais. Neste ano, o evento terá como tema “Amapá na COP 30: Educação, Sustentabilidade e Desenvolvimento”, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A proposta é estimular o protagonismo estudantil e destacar a importância da educação cidadã e da preservação ambiental como direitos humanos.
“Vento Norte”
Na noite desta segunda-feira (8), o cinema Moviecom, em Macapá, foi palco da pré-estreia de Vento Norte, o primeiro longa-metragem produzido no Amapá. Realizado pela Amazonita Filmes e dirigido por Jedelson Pereira, o documentário integrou a programação do Setembro Amarelo, campanha nacional dedicada à valorização da vida e à prevenção do suicídio.
AS ÚLTIMAS
PROJETO – O presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Pedro DaLua (União Brasil), recebeu na segunda-feira, 8, a mensagem 034/2025 da Prefeitura, que encaminha o Projeto de Lei Complementar (PLP) 017/2025. O documento foi lido em plenário nesta terça-feira, 9. O projeto propõe alterações e acréscimos à Lei Complementar nº 146, de 18 de abril de 2022, que trata do estatuto, carreira, organização, plano de cargos, sistema remuneratório, regime de trabalho e direitos funcionais da Guarda Civil Municipal de Macapá. Durante a sessão, DaLua ressaltou que não colocará a proposta em votação sem antes ouvir os representantes da categoria.
PAVIMENTAÇÃO – Graças à articulação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), tiveram início, nesta segunda-feira (8), as obras de pavimentação do Ramal do Manga, em Oiapoque, no Amapá. A ordem de serviço foi assinada no último sábado (6), durante agenda oficial no estado, e marca o início de uma conquista aguardada há mais de 50 anos pelas comunidades indígenas da região. A intervenção vai beneficiar diretamente mais de 1,3 mil indígenas das etnias Karipuna, Galibi, Marworno e Palikur, garantindo mobilidade, acesso a serviços básicos e melhores condições para o escoamento da produção local. O Ramal do Manga é uma rodovia vicinal que parte da BR-156 e segue até a aldeia, onde está localizado um atracadouro usado para transporte de passageiros e cargas.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: