Entrevista

“Não quero presidir o sindicato para fazer nota de repúdio ou de pesar”

A categoria dos jornalistas do Amapá tem um novo presidente. Trata-se de João Clésio, que apesar de seus 46 anos de idade, portanto ainda jovem, tem muita experiência no mercado e bom trânsito junto à classe, tanto que não houve disputa nas eleições internas do SINDJOR, tendo sua chapa sido aclamada pelos sindicalizados. Mas ele já estréia na gestão administrando uma causa social, que é garantir apoio financeiro para um colega acometido de um câncer. Esse e outros assuntos foram objeto de uma entrevista – sua primeira – ontem (9) ao programa Conexão Brasília, da Diário FM. Na conversa com o jornalista Cleber Barbosa, o novo presidente do Sindicato dos Jornalistas do Amapá falou das principais metas de seu mandato, bem como conquistas para toda a sociedade.

Cleber Barbosa, da Redação

Portal CB – Presidente, em primeiro lugar parabéns por sua eleição, mas nem tomou posse já está envolvido em uma campanha para ajudar um colega, não é?
João Clésio – Exatamente, trata-se do jornalista Edson Cardoso, um grande profissional da imprensa amapaense que infelizmente foi acometido com um câncer no estômago. Estamos promovendo um bingo beneficente no próximo dia 17 de fevereiro, a partir 10 horas, lá no Clube de Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar, lá zona sul de Macapá, na Rodovia JK. A gente colocou cartelas à venda para tentar arrecadar um valor significativo para cobrir as despesas do tratamento do colega, que a gente sabe não é acessível, ao contrário, se torna muito caro.

Portal CB – Quem pode participar presidente?
João Clésio – A gente mobilizou toda a categoria, não apenas para participar do bingo, que está sendo vendido no Palácio dos Esportes, na Sorveteria Jesus de Nazaré, no Kitt Foto – em frente ao Museu Sacaca –, na Banca do Dorimar, na Academir Oxigênio – no Marabaixo 2 –, mas as pessoas também podem ligar para o meu número que é 99181-7669.

Portal CB – Esses locais possuem alguma identificação da campanha?
João Clésio – Na verdade não, pois a gente conversou com muitas pessoas e a adesão desses parceiros foi espontânea, para ajudar mesmo. A gente quer potencializar essa divulgação, tanto que neste domingo a partir das 4 horas da tarde, na área de estacionamento do Parque do Forte, a gente vai estar com um plantão de vendas, com a montagem de uma tenda, onde eu, a Ariele [Martins], a Simone [Guimarães], que são secretárias-adjuntas de Comunicação do Estado, além de outros grupos de jornalistas, vamos estar lá vendendo essas cartelas. A gente vai levar um vatapá, bolo, enfim vamos ter ali todo o apoio para as pessoas se distraírem com suas famílias, mas também ajudar ao próximo.

Portal CB – O que será sorteado neste bingo do dia 17 presidente?
João Clésio – Ah são vários prêmios bem legais, como tickets de combustível, no valor de R$ 30, bicicletas, prêmios em dinheiro no valor de R$ 200, um jantar, celular, kits de cerveja artesanal e outros prêmios que a gente está ganhando ainda e vai colocar no sorteio.

Portal CB – E esses prêmios vieram de quem?
João Clésio – De diversos parceiros e empresas que se sensibilizaram com o caso do nosso companheiro Edson Cardoso, com a mobilização de toda a nossa categoria.

Portal CB – O tratamento do Edson Cardoso será feito fora do Amapá?
João Clésio – Eu creio que ele ficará por aqui, pois já está na quarta ou quinta sessão de quimioterapia e graças a Deus tem tido uma reação boa, o que nos deixa muito feliz. Mas se precisar ir a um outro centro mais especializado com certeza a gente vai se mobilizar novamente. E qualquer outro jornalista que precisar do sindicato a gente também vai ajudar.

Portal CB – Mas toda e qualquer pessoa pode ajudar, afinal o jornalista, assim como outros profissionais como médicos, advogados, enfim, também presta um juramento e assume um compromisso social, que é o de garantir o acesso universal à informação, não é?
João Clésio – Sim, é claro, tanto que no dia do evento do dia 17 lá no clube dos sargentos as pessoas podem ir e comprar suas cartelas do bingo na hora mesmo, inclusive lá teremos algumas atrações bem legais, como o nosso colega jornalista e cantor, o Weidson Castro, da TV Amapá, que vai estar lá com banda e tudo, aliás um excelente cantor; como também um show de performance com a Alexia Leblok que confirmou presença também, assim como teremos a participação do cantor Mauro Cotta e ainda o colega Rodolfo Santos, que também anunciou presença no evento, ele que também é cantor. É uma ação social, todos sabemos, mas também será muito divertido, uma oportunidade também para todos nós nos confraternizarmos e conversar com os jornalistas.

Portal CB – Sim, você foi eleito no fim do ano, mas ainda não tomou posse, não é?
João Clésio – Pois é, essa inclusive é minha primeira entrevista oficial como presidente do nosso sindicato, mas quero voltar aqui depois da posse, que será nos próximos dias, pois tem muita novidade para a categoria. Eu não quero administrar um sindicato, junto com a minha diretoria, só para emitir nota de repúdio e nota de pesar, quero ir muito além disso.

Portal CB – Poxa, que legal que você pense assim presidente, o que vem por aí?
João Clésio – Sim, a gente já vem trabalhando nos bastidores para garantir muitas conquistas para a nossa categoria, ainda não posso entrar em detalhes, mas finalmente a gente vai ganhar o nosso terreno para a construção da sede administrativa. Foi um trabalho de mobilização silencioso, mas que graças a Deus está num estágio bem avançado. Também estamos em contato com a Universidade Federal do Amapá, através do professor Manoel Pinto, que é pró-reitor da Unifap, para juntamente com o padre Aldenor, coordenador do curso de jornalismo, para garantir uma excelente novidade que será um curso de pós-graduação na área de mídias digitais, talvez a nível de mestrado, mas a coisa está avançando. Também queremos retomar os treinamentos e capacitações aos jornalistas, enfim coisas que estão no papel e eu quero colocar em prática.

Portal CB – Que boas notícias, que bom que você adiantou alguma coisa para a gente.
João Clésio – Sim, e ainda teremos o plantão jurídico para os jornalistas, já conversei sobre isso com a nossa colega Soraia Carvalho e ainda vamos conversar com o Domiciano Gomes, ambos advogados e jornalistas. Mas muito obrigado pelo espaço e num outro momento a gente retorna aqui com mais novidades.

Portal CB – Para fechar, presidente, já tem data para a posse?
João Clésio – Não, ainda não. Na segunda-feira vamos sentar novamente, marcamos uma reunião da diretoria para terça-feira para fazermos uma foto oficial e começarmos a trabalhar realmente, dividindo as tarefas, pois não quero como presidente ser o líder de um exército de um homem só. Não, ao contrário, vamos dividir as missões. Tem a questão do piso salarial, pois vamos instituir uma comissão para discutir se a categoria quer realmente levar isso adiante, saber como vamos trazer a própria federação ou um sindicato que tenha avançado bastante nessa luta, para nos orientar, dar um norte, base para uma grande discussão a respeito, e não aprovar por aprovar. Queremos incluir também uma reunião com os dois cursos de jornalismo, tanto da Unifap como da Estácio, fazer isso de forma oficial, para mostrar a cara do sindicato, enfim, tem muita coisa, quem me conhece sabe que o meu trabalho é sério.

Portal CB – Com certeza presidente, sucesso.
João Clésio – Eu que agradeço, até a próxima.

Perfil…
Entrevistado. O amapaense João Clésio Sousa da Silva é natural de Macapá, tem 47 anos de idade, formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Faculdade SEAMA (Sistema de Ensino Superior do Amapá). Atualmente é produtor executivo da TV Amapá, afiliada à Rede Globo no Amapá, teve passagens por vários veículos de comunicação do Estado, como os jornais Diário Zerão, Jornal dos Municípios, Jornal do Dia, Diário do Amapá, além de Rádio Difusora de Macapá e algumas assessorias de imprensa, como na Prefeitura Municipal de Santana. Em 2000 ingressou por concurso público nos quadros de jornalistas do serviço público. Foi diretor de Ação Social e também vice-presidente do Sindjor e hoje é o presidente.

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile