Banner
Neste post, listamos 5 mitos e verdades sobre energia solar
Economia

Afinal, quais são as vantagens e desvantagens da energia solar?

Vários países já estão investindo em matrizes energéticas renováveis e a geração de energia elétrica a partir da luz do sol não poderia ficar de fora dessa nova lógica de abastecimento. Apesar de ser cada vez mais popular, as vantagens e desvantagens da energia solar ainda não são conhecidas por todos, devido, em grande parte, à novidade que ela ainda representa.

Ao contrário de algumas fontes que exigem grandes obras de engenharia, como a energia hidrelétrica ou a nuclear, a solar fotovoltaica não precisa ter um investimento único para atender toda a rede de distribuição. Cada indivíduo pode fazer sua própria captação, desde que tenha uma área livre exposta ao sol (um telhado, por exemplo).

Dessa forma, é ainda mais importante conhecer melhor essa tecnologia, pois o poder de decisão está nas mãos do cidadão.

Siga conosco para saber o que há de mais importante sobre o tema:

Redução da conta de luz

A energia elétrica fornecida pela rede de abastecimento está cada vez mais cara e, até então, havia pouca coisa que um indivíduo poderia fazer em relação a isso — viver sem eletricidade é quase impossível! Gerando sua própria energia, você pode reduzir sua conta ao valor mínimo.

É importante calcular o número de painéis solares de acordo com a demanda do ambiente que se pretende abastecer e, depois disso, pode-se aproveitar décadas de retorno positivo.

Sustentabilidade

A mudança de paradigma na nossa relação com a natureza é urgente. Matrizes energéticas fósseis (carvão mineral, gás natural e petróleo) estão entre os principais poluidores atmosféricos e as causas do aquecimento global. Além disso, são recursos finitos, que invariavelmente precisarão de substitutos.

A energia hidrelétrica, tida por muito tempo como verde, já não é vista sendo tão sustentável assim. Exemplos como Chernobyl e Fukushima evidenciam os perigos ecológicos e sociais do uso de energia nuclear.

A energia solar, por outro lado, não polui, não altera ecossistemas, não oferece riscos à população próxima da área de geração e, por fim, é completamente renovável.

Já que estamos falando das vantagens e desvantagens da energia solar, esse é um fator positivo e de peso. Não é a toa que tem tanto apoio dos ambientalistas.

Investimento inicial alto

Os custos da energia solar têm diminuído, enquanto a eficiência e durabilidade dos equipamentos aumentam. No entanto, é preciso dizer que começar a produzir não é barato. De acordo com cada situação, o valor pode ser mais de 30 vezes o que se paga mensalmente pelo fornecimento de energia.

Pagar a conta de luz, porém, não é um investimento. Pode-se pagar a vida inteira e ainda não ter nada de seu.

Investir em energia solar é olhar para o futuro — e nem é para tão distante assim. Em torno de 3 anos, todo o investimento é compensado pela diminuição na conta de energia. Os painéis têm durabilidade de cerca de 30 anos e os outros componentes precisam de pouca manutenção.

Logo, aproveite as décadas de benefício!

Dependência de luz solar direta

Durante a noite, não há geração de energia solar. Em dias chuvosos, a eficiência também é menor. Existem duas formas de compensar essa desvantagem:

  1. baterias de armazenamento que se carrega durante o dia, para serem usadas à noite e em dias de pouca luminosidade;
  2. continuar conectado à rede de distribuição, com um relógio bidirecional, oferecendo sua produção extra de energia e recebendo de volta quando não estiver produzindo — o valor será abatido do pagamento mensal.

Autonomia energética

Estamos vivendo um momento de instabilidade econômica e política. Junto a isso, a demanda por eletricidade só cresce e o sistema brasileiro atual já se mostrou falho, como na última estiagem de verão. Para não ser afetado por flutuações do preço ou crises de abastecimento, a melhor saída é você mesmo ser responsável pela produção de energia.

Essas são as vantagens e desvantagens da energia solar que mais pesam para decidir se já é hora de fazer a sua transição energética. Um Brasil mais sustentável está ao nosso alcance, e cada vez mais pessoas estão adequando suas vidas para fazer a diferença.

Se ainda restam dúvidas sobre a energia solar, conheça esses 5 mitos e verdades que separamos para você!

 

Deixe Seu Comentário abaixo: