
Decisão
Em ação proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal determinou a revisão e a readequação do Plano de Manejo Florestal Sustentável em curso no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Maracá, localizado em Mazagão (AP). A medida busca assegurar a sustentabilidade das atividades de exploração florestal na área, habitada por mais de mil famílias, entre assentados da reforma agrária, comunidades tradicionais de castanheiros e quilombolas.
Previdência
Com o apoio do Governo do Estado, gestores da Amapá Previdência (Amprev), fizeram reunião de alinhamento com setores e departamentos da instituição, a fim de debater pontos essenciais como, avanços no atendimento ao público, melhorias na área de arrecadação e no processo de compensação previdenciária.
Petróleo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevista recente, que quer explorar petróleo da Foz do Amazonas, que fica no litoral do Amapá, na Margem Equatorial, e é considerada a nova fronteira para a exploração de petróleo no País, mas que isso deve ser feito com cuidado e respeito ao meio ambiente.
Intercâmbio
A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) celebra o sucesso do 2º Ciclo de Intercâmbio, um programa que busca expandir os horizontes de seus estudantes, oferecendo a oportunidade de vivenciar novas culturas e sistemas de ensino. A iniciativa, que está ganhando cada vez mais força, é vista como um passo importante para a internacionalização da instituição e a qualificação de seus estudantes.
Samu
O suporte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Amapá faz a diferença entre a vida e a morte de milhares de pacientes que recebem assistência pré-hospitalar no estado. Ao completar 19 anos, os profissionais celebraram nesta segunda-feira, 15, os avanços, desafios e, sobretudo, a eficiência e agilidade no socorro à população. Criado no Amapá em 11 de setembro de 2006, o Samu estadual atua com 300 profissionais e realiza em média 3 mil atendimentos por mês. São cinco ambulâncias, entre suporte avançado e intermediário.
Ciência e tecnologia
O Governo do Amapá lançou oficialmente, na sexta-feira (12), a 5ª edição do Prêmio Amapá de Ciência, Tecnologia e Inovação – Láurea “Robério Nobre”. A iniciativa é coordenada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) e pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec).
AS ÚLTIMAS
QUALIFICAÇÃO NA SAÚDE – A Fundação de Saúde Amapaense realizou uma capacitação em hemoterapia voltada para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades geridas pela instituição. O objetivo foi qualificar os profissionais para o uso seguro, eficiente e racional do sangue e seus hemocomponentes, promovendo atualização em transfusão de sangue e fortalecendo a segurança do paciente. A iniciativa é da Assessoria Especial, responsável pelos serviços de imagem, laboratório e agência transfusional, com foco na atuação de profissionais que vão atuar como responsáveis técnicos em bancos de sangue. O curso busca habilitar médicos para desempenharem funções técnicas com segurança, seguindo protocolos assistenciais e normas do Ministério da Saúde e da Anvisa.
SETEMBRO AMARELO – “Nenhuma tempestade dura para sempre”. Com esse lema, a Fundação de Saúde Amapaense lançou, na sexta-feira, 12, uma campanha especial do Setembro Amarelo voltada para os colaboradores da instituição. A iniciativa da Gerência de Bem-Estar proporcionou uma tarde de reflexão, movimento e acolhimento, com dinâmicas criativas que marcaram o encontro. A ação contou com a participação das psicólogas Camila Freitas e Thayse Lopes, além do educador físico Tiago Araújo, atendendo a programas voltados à saúde mental e ao bem-estar nas unidades hospitalares e na sede da Fundação.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: