
Um nome
Aposentado do MP, ex-procurador-geral Jair Quintas pilota emissora de rádio em sua terra-natal, a ensolarada Afuá (PA). Ele não admite ainda, mas pessoas próximas acreditam ser uma questão de tempo que ele coloque o nome para consulta popular e ajudar a gestão municipal como candidato a prefeito.
Goza de muito prestígio por lá.
Despedida
Superintendente da OCB Amapá, a Organização das Cooperativas do Brasil, Michel Araújo, cumpriu o duro dever de se despedir da avó, a empresária Laurentina Souza de Araújo Colares. Ela mantinha por muitos anos uma tradicional loja de confecções, a Laura Modas, na Av. Coaracy Nunes. A coluna se solidariza.
Exército
A Brigada Foz do Amazonas estende a sua mão amiga em Ações Cívico-Sociais (ACISO) realizadas no município do Oiapoque-AP e em Aramirã, território Waiãpi, visando levar ações de saúde e lazer. A ação ocorre durante a Operação Ágata 2025, cuja missão é coibir delitos transfronteiriços e ambientais na região de fronteira.
As matas
As florestas do estado do Amapá podem ser fundamentais para diminuir as consequências das mudanças climáticas na região amazônica por possuírem os maiores estoques de biomassa por área – incluindo carbono – em toda a bacia Amazônica. A descoberta inédita foi divulgada recentemente na revista científica Sustainability.
Natureza
Biólogo marinho Thiago Couto é o coordenador técnico-científico do Projeto Costamar, apoiado pela Petrobras, que vem realizando um levantamento inédito que pode levar à revisão do período do defeso do nosso caranguejo do dia-a-dia. O cenário do estudo é a Estação Ecológica Maracá-Jipioca, no litoral do município de Amapá. Em entrevista à rádio Diário FM 90,9 ele disse que até o tamanho da espécie importa.
Reforço à segurança
Pelo texto constitucional, os governadores são comandantes em chefes das forças de segrança. “Nosso objetivo é combater o crime organizado, consequentemente, a violência, e temos gerado resultados positivos”, disse Clécio Luís.
AS ÚLTIMAS
VERÃO – O aumento da exposição ao sol durante o período de férias e do verão amazônico exige cuidados redobrados com a pele, olhos e a saúde no geral, especialmente para grupos mais vulneráveis como crianças e idosos. O Governo do Amapá alerta para os horários de maior incidência solar, hidratação e uso do protetor solar mesmo em dias nublados. Vermelhidão, bolhas ou ardência após exposição em crianças podem indicar queimaduras. Já nos idosos, pintas com sangramento ou feridas que não cicatrizam merecem atenção imediata. Quanto à visão, a exposição sem proteção pode acelerar o surgimento de catarata, provocar lesões na retina e agravar doenças oculares.
MENOR – Ao som da orquestra de jovens da Igreja missionária Casa de Oração, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) do Governo do Amapá iniciou a celebração dos 35 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nesta sexta-feira, 11, no Museu Sacaca, em Macapá.
A iniciativa, que contou com o apoio da Secretaria Estadual da Assistência Social (Seas), reuniu diversos representantes dos Três Poderes, de órgãos e instituições que atuam na promoção da criança e do adolescente, como Ministério Público do Amapá, Tribunal de Justiça do Estado e sociedade civil.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: