
Decisão
A Justiça Federal no Amapá determinou um prazo de 72 horas para que a Petrobras e o Ibama justifiquem a exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas. A estatal petrolífera planeja dar início, ainda em julho, às simulações de emergência exigidas pelo órgão ambiental para autorizar a perfuração no litoral amazônico.
Encontro
Após três dias de intensos debates, a Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Amapá foi encerrada nesta quinta-feira, 3, com a escolha de nove propostas prioritárias que serão levadas para a etapa nacional do evento, marcada para acontecer de 18 a 21 de agosto, em Brasília (DF).
Concurso público
O governador Clécio Luís anunciou na quinta-feira, 3, a publicação do edital de abertura do concurso público para a formação de cadastro reserva de 240 vagas destinadas ao Curso de Formação de Oficiais Combatentes da Polícia Militar do Amapá (PM-AP). A seleção será organizada pela Fundação Carlos Chagas e ocorrerá em Macapá.
Carnaval
O Governo do Estado e a Estação Primeira de Mangueira, uma das escolas de samba mais tradicionais do Brasil, iniciaram a seletiva que vai escolher pelo menos um samba-enredo composto por autores do Amapá para disputar a grande final na quadra da agremiação carioca, quando será escolhido o samba que vai desfilar em 2026 na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro (RJ).
Oportunidade
Foi lançado nessa quinta-feira, 3, no Macapá Shopping, edital de credenciamento para empresas operarem no Programa de Turismo Social, do Sesc/Amapá, atividade que estava paralisada há dez anos. O presidente da Fecomércio/AP, Ladislao Monte, ao informar sobre o lançamento do programa, no ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), disse que o Turismo Social é destinado aos trabalhadores do comércio. Ladislao chegou a vislumbrar que o programa do Sesc é a única oportunidade para muitos comerciários virem a conhecer todo o estado do Amapá com os seus 16 municípios.
Diálogo com caciques
Em um encontro histórico na Aldeia Kuahì, no município de Oiapoque, no extremo Norte do Brasil, o governador do Amapá, Clécio Luís liderou a primeira reunião entre diretores da Petrobras e caciques das etnias Karipuna, Galibi Marworno, Galibi Kalinã e Palikur, que integram as cinco regiões, que concentram 71% dos povos originários do estado.
AS ÚLTIMAS
FORMATURA – Um misto de emoção e dever cumprido tomou conta de familiares e amigos de agentes de segurança pública do Amapá durante a solenidade de formatura de alunos do terceiro Curso de Operador Aerotático (III COA), do Grupamento Tático Aéreo (GTA). A solenidade aconteceu nesta sexta-feira, 4, no hangar do Governo do Amapá, no Aeroporto Internacional de Macapá. A iniciativa integra o programa “Amapá Mais Seguro”, que rege um conjunto de ações para tornar aptos servidores da Polícia Militar (PM), Civil (PC) e do Corpo de Bombeiros (CBM) em missões aéreas, terrestre e fluvial. O momento contou com a presença de gestores da segurança pública e dos seis novos integrantes da elite, sendo dois policiais civis, três policiais militares e um bombeiro militar.
PREVIDÊNCIA – O Governo do Estado reuniu-se com representantes da Delegacia Geral de Polícia Civil, representantes da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e da Procuradoria Jurídica da Amapá Previdência (Amprev), para discutir as principais reivindicações sobre os processos de aposentadoria das categorias. Um dos assuntos abordados foi a aposentadoria compulsória, situação em que o servidor público é obrigado a se afastar dos serviços ao atingir determinada idade, estabelecida por lei, independentemente da sua vontade ou tempo de contribuição. O encontro foi coordenado pela Amprev, para encontrar as resoluções para as questões e procedimentos, de forma que os processos sejam conduzidos de forma eficiente e que soluções sejam sempre encontradas em benefício para todos.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: