
Mudança
O jovem político amapaense Lucas Abrahao assumiu oficialmente o mandato de deputado federal pelo Amapá, substituindo Paulo Lemos nesta quarta-feira, 12. Com 33 anos, Lucas inicia sua trajetória parlamentar federal trazendo experiência adquirida desde a adolescência em movimentos estudantis e sociais, além de passagens por importantes secretarias estaduais e municipais.
Educação
A Escola Estadual Elias Trajano de Souza, no município de Porto Grande, está desenvolvendo a terceira edição da eletiva “Horta Escolar: Quem Planta, Colhe”, em parceria com o Projeto PET Agronomia do Instituto Federal do Amapá (Ifap). A atividade alia educação ambiental, produção sustentável e alimentação saudável, promovendo o aprendizado prático dos estudantes.
Respeito a ancestralidade

Pela primeira vez, o Amapá leva à COP30 uma delegação com representatividade de povos tradicionais. São 20 quilombolas e 25 indígenas que integram a equipe oficial do estado no maior evento sobre clima do mundo. A manhã desta quarta-feira, 12, foi marcada por manifestações culturais, com apresentações de marabaixo e turé – o canto da mandioca – no estande amapaense.
Robótica esportiva
Com apoio do Governo do Estado, estudantes do Colégio Amapaense alcançaram um feito histórico ao vencer a etapa estadual da FIRA Amapá (Federação Internacional de Associações de Robótica Esportiva), na categoria Cliff Hanger U14 até 3 kg, conhecida como Sumô de Robô. O evento foi realizado na Escola SESI (Serviço Social da Indústria), no dia 8 de novembro.
Usina solar

O Governo do Amapá iniciou a implantação da primeira usina solar pública do estado, um marco histórico na transição energética e no uso de fontes renováveis. A estrutura está sendo construída no município de Tartarugalzinho e vai beneficiar diretamente os moradores da Região dos Lagos, que abrange os municípios de Amapá, Calçoene, Pracuúba e Tartarugalzinho.
Turistas estrangeiros

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) divulgou nesta terça-feira, 11, os dados consolidados sobre o fluxo de turistas internacionais no Brasil, e o Amapá se destacou ao registrar 41,6 mil visitantes estrangeiros até novembro de 2025, o maior número da série histórica. O crescimento representa um aumento de 6,49% em relação ao mesmo período do ano anterior, consolidando o estado como um dos mais visitado da Região Norte.
AS ÚLTIMAS
ATUALIZAÇÃO – O Governo do Amapá alerta os produtores rurais de todo o estado sobre o prazo final para a Atualização Cadastral Agropecuária, que encerra no dia 15 de novembro. Até o último levantamento, apenas 20% das propriedades haviam realizado o procedimento. A ação é coordenada pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro). A atualização cadastral é obrigatória por lei e deve ser feita por todos os criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, aves, abelhas, equídeos e animais aquáticos. Manter o cadastro em dia é essencial para garantir a saúde dos rebanhos amapaenses e permitir que a Diagro atue de forma mais eficiente na prevenção, controle e resposta a doenças que possam comprometer a produção pecuária.
FISCALIZAÇÃO – O Governo do Amapá realizou, nesta terça-feira ,11, uma ação de fiscalização em estabelecimentos de Macapá voltada à coleta de amostras têxteis. A iniciativa é coordenada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem-AP) e tem como objetivo verificar se as informações apresentadas nas etiquetas, como tipo de fibra, porcentagem de composição e dados do fabricante correspondem à real composição dos produtos comercializados no estado.A verificação faz parte de um conjunto de medidas adotadas pela gestão estadual para fortalecer as relações de consumo e garantir a proteção do comprador. As amostras coletadas passam por análises laboratoriais seguindo normas técnicas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), assegurando a conformidade e a qualidade dos itens disponíveis no mercado.
Compartilhe:



Deixe Seu Comentário abaixo: