
Expectativa
A exploração de petróleo na Margem Equatorial pode representar um novo capítulo para o Amapá. Estudos da Petrobras indicam que a Bacia da Foz do Amazonas pode conter mais de 5,6 bilhões de barris de petróleo, o que coloca o estado no centro de uma das discussões mais intensas do setor energético brasileiro. Em 1976, foi registrada uma descoberta subcomercial de gás natural na região, resultado de pesquisas iniciadas ainda em 1963. Durante os anos 1970, a Petrobras firmou contratos de risco que levaram a novas descobertas de gás natural subcomercial em 1976 e em 1982.
Situação de emergência
O município de Tartarugalzinho, no Amapá enfrenta um dos períodos de estiagem mais severos dos últimos anos. A prefeitura decretou situação de emergência, já reconhecida pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e pela Defesa Civil Naciona,
COP-30

Durante a COP-30, o Governo do Amapá destacará iniciativas que reforçam o potencial sustentável e inovador do estado. No estande, diversas instituições e startups irão expor pesquisas, tecnologias e produtos que promovem o desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade e à preservação ambiental.
Investimento
A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) foi credenciada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) para a execução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O credenciamento foi aprovado pelo Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda), durante a 80ª Reunião Ordinária, realizada na sede da Suframa, em Manaus–AM.
Educação

Com o apoio do Governo do Amapá, o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP) realizou, na quinta-feira, 7, a cerimônia de entrega de condecorações por Mérito Intelectual e Mérito Desportivo da Escola Estadual de Gestão Compartilhada Professor Antônio Ferreira Lima Neto, localizada na Zona Norte de Macapá.
Estande do Amapá

O estande do Amapá na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), a COP da Amazônia (COP30), que inicia nesta segunda-feira, 10, chega como um espaço de referência em ciência, inovação e cultura, do estado mais preservado do Brasil e que mais realizou eventos preparatórios para o maior evento global sobre clima.
AS ÚLTIMAS
ESTANDE – Estado mais preservado do Brasil e o único, além do Pará, a expor na COP30, o Amapá se destaca no maior evento global sobre clima. Nesta segunda-feira, 10, o estande amapaense recebeu grande público, entre investidores, pesquisadores, empreendedores e estudantes, para acompanhar painéis temáticos que abordaram pesquisa acadêmica, negócios inovadores e os desafios e oportunidades da sustentabilidade. As apresentações foram conduzidas por instituições de ensino e pesquisa, como a Unifap, o Ifap e a Ueap, além de startups inovadoras, como Orçamais, Vitrum, Amazon Pororoca e Néctar Amazônia, que compartilharam boas práticas e soluções sustentáveis desenvolvidas no estado.
AÇÕES – O Governo do Amapá intensifica as ações de enfrentamento à praga vassoura-de-bruxa, que vem comprometendo a produção de mandioca em nove municípios do estado. Nesta segunda-feira, 10, uma nova reunião de planejamento foi realizada com secretários municipais de Agricultura, com foco na organização das entregas de kits de alimentos destinados aos produtores familiares afetados. Participaram do encontro representantes dos municípios de Calçoene, Pracuúba e Porto Grande, além de órgãos estaduais que compõem o Comitê de Respostas Rápidas, criado pelo governador Clécio Luís para articular medidas emergenciais de apoio às famílias produtoras.
Compartilhe:



Deixe Seu Comentário abaixo: